Movimentação em bares e restaurantes deverá crescer 50%

Apesar de estimativa positiva, desempenho do setor pode variar caso o Brasil seja eliminado do torneio

Escrito por Samuel Quintela - Repórter ,
Legenda: No Bulls Beer House, expectativa é de aumento de cerca de 40% nas vendas e fluxo de pessoas
Foto: Foto: JL Rosa

Os horários não serão os melhores, mas durante a Copa do Mundo da Fifa, na Rússia, os bares e restaurantes e restaurantes da Capital esperam registrar uma alta no volume de vendas e de movimentação de até 50%, considerando, principalmente, os jogos da Seleção Brasileira. Mas de acordo com os representantes do setor, tudo dependerá do desempenho do País durante o torneio. Quanto mais longe os comandados de Tite forem, maior deve ser o impacto no consumo nos empreendimentos .

"A expectativa é muito boa, ainda mais se o Brasil for bem na Copa, mas isso ainda está muito frio. Não estamos vendo a movimentação que vimos em outros anos, até pelo cenário político, mas estamos com a expectativa que essa Copa será boa", ponderou Moraes Neto, presidente do Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de praia, Buffets e Similares do Estado de Ceará (Sindirest).

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Neto ainda comentou que o Sindicato deverá ter uma reunião com os membros em abril para definir como deverá ser o planejamento para os dias da Copa, que terá jogos pela manhã (às 9 horas) e pela tarde (às 14h e às 16h).

Mas a tabela não deverá ser um problema tão grande para os bares que tradicionalmente transmitem eventos esportivos internacionais, como o Bulls Beer House, na Parquelândia. Segundo Gustavo Linhares, sócio-proprietário, o bar, que segue o estilo dos pubs esportivos dos Estados Unidos, ainda não fechou o planejamento para Copa, mas já cogita abrir em todas as partidas realizadas à tarde. Nos dias de jogos, Linhares afirma que a expectativa é de alta de 40% tanto no volume de vendas quanto de pessoas.

"Como a nossa proposta é mais esportiva, o nosso público já nos procura para esses eventos internacionais, como final da 'Champions League', por exemplo, então estamos esperando ter resultados semelhantes nos dias da Copa", afirmou o sócio-proprietário do Bulls.

Estratégias

Para atrair o público, Linhares afirmou que o bar deverá montar um planejamento de atividades temáticas para os dias em que foram realizadas as transmissões, com telões, quizzes, e bolões. No entanto, pela própria proposta do empreendimento, a decoração deverá permanecer inalterada, com apenas algumas menções ao evento e ao país sede, com bandeiras das seleções envolvidas e da Rússia.

Já no Alenca's Bar, também na Parquelândia, a proposta deverá ser focada nos jogos da Seleção Brasileira. Usando a última edição do torneio como base, Flávio Uchôa, proprietário do bar, quer aproveitar a Copa sendo realizada perto do período de festas de São João para montar uma decoração pensando nos dois eventos, com bandeiras e elementos ligados ao Brasil.

"Como o horário dos jogos não favorece, a gente acredita que as pessoas vão focar nos jogos do Brasil, que é quando poderá haver folgas, mas mesmo assim esperamos um aumento nas vendas e no público de até 50%", avaliou Uchôa. "A Copa sempre é boa. Até mesmo no 7x1, em 2014, nós tivemos bons resultados aqui, com as pessoas aproveitando a festa que tínhamos montado, com uma banda tocando aqui na rua", completou.

Público variado

Apesar do apelo dos bares durante as transmissões esportivas, o presidente do Sindirest acredita que todo o setor será impulsionado. A justificativa é que muitas famílias irão aproveitar para assistir os jogos em restaurantes, fugindo um pouco da movimentação específica dos bares.

"A última Copa não foi muito boa, até pelo modo que a Seleção saiu, mas acreditamos que os restaurantes também terão números bons porque o torneio será no mesmo período das férias escolares, para colégios e algumas faculdades", analisou Moraes Neto.

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