Murilo Ferreira ressalta valor da ética e da união

Presidente da Vale também enalteceu a atuação do Executivo estadual para a implantação da CSP

Escrito por Redação ,
Legenda: O presidente da Vale, Murilo Ferreira, ressaltou, ainda, a importância do respeito e do carinho entre os funcionários, falando que as diferenças entre as pessoas, nos mais diversos aspectos, devem ser aceitas
Foto: Foto: Thiago Gadelha

Considerado um dos principais nomes que fizeram o projeto da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) sair do papel, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, falou aos participantes do evento sobre a importância da união de todos os funcionários para o sucesso da Siderúrgica, mensagem que levou aos trabalhadores da empresa que começou a comandar, há cerca de seis anos.

"Hoje, quando fiz o documento que foi depositado na urna (cápsula do tempo) e será aberto daqui a dez anos, eu comecei falando da vida. Meu sonho é que, em dez anos, quando a gente tiver a oportunidade de ler o que todos escreveram, eu possa confirmar que nenhum acidente sério com afastamento ou nenhuma fatalidade tenha acontecido nesta empresa", disse.

Para que isso se torne realidade, Ferreira considera que os trabalhadores da CSP precisam cuidar um do outro. "Não há razão para que uma pessoa saia de casa de manhã, para trabalhar, e não regresse ao fim do dia nas melhores condições. Isso é muito importante para todos nós", afirmou. O presidente da Vale também destacou a importância do respeito e do carinho entre os funcionários, falando que as diferenças entre as pessoas, nos mais diferentes aspectos, devem ser aceitas.

Para ele, "respeito" é a principal palavra do dicionário. "Eu quero que o respeito prevaleça nesta empresa, que seja uma companhia sem assédio moral. Nós precisamos agir com ética e estar convencidos do valor da ética", acrescentou.

Combate à corrupção

Ferreira ainda lembrou dos casos de corrupção que vêm sendo explícitos no Brasil nos último anos, situação responsável por constranger o País diante de todo o mundo.

E destacou que, na CSP, existem programas anti-corrupção fortes, elaborados com base nas teorias mais modernas. "Mas nós precisamos do convencimento de todos. Senhores gestores, a forma de evitar que isso aconteça, porque infelizmente existem casos, é que haja uma gestão de consequência. Quando sabemos que existe algum desvio, temos que agir com o máximo rigor. Na Vale, por exemplo, nós imediatamente colocamos um criminalista para acompanhar o caso. Nós não deixamos esquecido em algum escaninho da Justiça brasileira. Nós fazemos com que isso seja uma amostra do nosso comprometimento com a ética", observou Ferreira.

Agradecimentos

Evitando ler seu discurso e falar em números da Vale, Murilo Ferreira priorizou os agradecimentos a todos que fizeram o sonho da CSP ser realizado, apesar dos desafios que surgiram ao longo do caminho.

"Quero agradecer pela implantação desse projeto da forma como ele foi feito. Nós passamos por muitas dificuldades, tivemos muitos problemas, mas fomos determinados a chegar aonde chegamos", ressaltou.

O presidente da Vale chamou a atenção para o compromisso de ex-governadores, como Lúcio Alcântara, que trabalharam em prol da construção da Siderúrgica, mas destacou "com entusiasmo" o comprometimento do ex-governador Cid Gomes e do atual chefe do Executivo estadual, Camilo Santana.

"Os senhores nunca descumpriram algo que estava combinado. Não precisava nem estar assinado. Realmente, isso é um diferencial nesta situação tão lastimável da política brasileira", finalizou Ferreira, pedindo a todos que aplaudissem de pé a população cearense.

LEIA MAIS 

.CSP vai injetar R$ 540 mi anuais na economia cearense

.Efeito agregador da usina é destacado

.Funcionário dá testemunho de crescimento profissional

.'Em dez anos, CSP e CE viverão ápice socioeconômico'

.Projetos sociais investem na autonomia de comunidades

.Pecém e Roterdã têm encontro marcado

.Transnordestina vai apresentar proposta

O que eles pensam

Projeto foi resultado de esforço conjunto

"A solenidade de celebração das operações da CSP foi um momento muito importante e emocionante, que marca a consolidação de um trabalho que foi feito com muito esforço, tendo vários pessoas envolvidas, tanto ligadas ao poder público quanto à iniciativa privada. Realmente, estamos vendo aqui neste momento os frutos de muita colaboração e parceria em prol do desenvolvimento do Estado do Ceará. Estou muito alegre, pois participei diretamente desse processo quando eu fui presidente da companhia".

Sérgio Leite
Presidente da Transnordestina Logística S.A

Image-0-Artigo-2224209-1

"Isso é um sonho. Representa o lado visionário dos governadores desde Virgílio Távora, depois Tasso Jereissati, Ciro e Cid Gomes, Lúcio Alcântara e, agora, o Camilo. Foram providências tomadas durante 30 anos. Esse é um sonho que, agora implantado, vai modificar o perfil do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado Ceará, para o povo enriquecer e nós termos uma melhor distribuição de renda. O importante é a possibilidade de nós treinarmos nossos cearenses. Eu penso que isso é algo muito representativo".

Beto Studart
Presidente da Fiec

Beto Studart

"É um prazer imenso estarmos aqui participando desta festa, em que finalmente está sendo formalizado o início da operação da empresa, depois que ela atingiu o seu nível de produção considerado como ideal. E aqui, nesta solenidade, nós sentimos o clima de alegria e satisfação que a Companhia Siderúrgica do Pecém traz para o Ceará. Essa empresa significa desenvolvimento, significa um potencial infinito de crescimento para o nosso Estado".

Roberto Macêdo
Empresário

Image-2-Artigo-2224209-1

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.