Projetos sociais investem na autonomia de comunidades

Escrito por Redação ,

Embalados pelas riquezas culturais do Ceará, crianças e adolescentes deram um tom especial à celebração das operações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Integrantes de sete projetos, dentre eles o Vozes e Artes, bem como o Parada Cultural, mostraram a força das comunidades quando organizadas e incentivadas. Ambos já foram financiados pelo programa Ideia da Gente, criado em 2013 pela CSP, com o objetivo de estimular ações capazes de melhorar a qualidade de vida das comunidades.

O projeto Vozes e Artes é exemplo disto. Localizado na Jurema, em Caucaia, atende 60 crianças e adolescentes por meio da música, da dança e do teatro, elementos considerados essenciais no fomento à cultura de paz. Hoje, o grupo já não conta mais com o financiamento da CSP, mas segue trilhando seus caminhos com base no aprendizado obtido ao longo do incentivo. "Continuamos trabalhando para manter o nosso projeto atuante numa região onde os índices de violência são muito altos. Ganhamos muito com o programa e por isso não podemos deixar esses jovens sem alternativas", diz a coordenadora do Vozes e Arte, Tatiana Fontenele.

A proposta, segundo Sarah Roriz, especialista em relações com a comunidade da CSP, é gerar possibilidade para que outros grupos tenham acesso ao Ideia da Gente. Assim, são lançados editais para que eles possam se inscrever. Depois, são avaliados por uma comissão julgadora e, se aprovados, recebem todo o suporte necessário. "Eles recebem assessorias com visitas, cursos, troca de conhecimento e, a cada quatro meses precisam prestar contas", explica.

Autonomia

O objetivo é que após conclusão do programa, eles possam percorrer seus caminhos com autonomia. E é justamente isto o que as comunidades desejam, encontrar outros parceiros ao longo do percurso. Exemplo disto é o projeto Parada Cultural que já conseguiu o apoio de algumas empresas para dar continuidade às ações que hoje beneficiam 120 crianças na região da Parada.

Quando elas não estão na escola, têm aulas de teatro, música, violão, futsal ou ballet. O pequeno Allan Nickson, 12 anos, cursando o 7º ano, se encontrou nas aulas de violão. A coordenadora do projeto, Rochele Moreira, comemora as conquistas, mas deseja fazer muito mais.

Hoje, 12 projetos estão sendo financiados pelo programa Ideia da Gente, mas, ao todo, 29 iniciativas já foram beneficiadas, somando R$ 3,4 milhões.

LEIA MAIS 

.CSP vai injetar R$ 540 mi anuais na economia cearense

.Efeito agregador da usina é destacado

.Funcionário dá testemunho de crescimento profissional

.'Em dez anos, CSP e CE viverão ápice socioeconômico'

.Murilo Ferreira ressalta valor da ética e da união

.Pecém e Roterdã têm encontro marcado

.Transnordestina vai apresentar proposta

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.