Efeito agregador da usina é destacado

Empresários coreanos ressaltaram o papel de apoiador do Estado e a sinergia dos colaboradores

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com o presidente da Dongkuk, Sae Wook Chang, a comunicação é um dos fatores essenciais para o crescimento da CSP no Ceará
Foto: Fotos: Thiago Gadelha

Uma comitiva de coreanos das empresas Posco e Dongkuk, acionistas da siderúrgica cearense juntamente com a brasileira Vale, veio especialmente ao Ceará para participar da celebração das operações da CSP. Representando o governo sul-coreano, o ministro Young Seup Kwon, encarregado de Negócios da Embaixada no Brasil, também prestigiou a solenidade.

Para o vice-presidente da Posco, Seung Kyu Lee, há a certeza de que a CSP cresça e seja a principal indústria do Ceará. Segundo ele, o grupo continuará dando suporte com a experiência de construção e operação de siderurgia integrada. "Além do mais estaremos apoiando a operação e as vendas utilizando o nosso network em vendas de placas no mundo", completou.

Seung Kyu Lee também ressaltou que todos os apoios dos governos estadual e federal foram necessários para a consolidação do empreendimento. "À cooperação e paixão dos três acionistas, aos parceiros que se dedicaram a superar qualquer obstáculo. Essa é uma história que conquistamos juntos", agradeceu.

Geradora de emprego

O empresário afirmou ainda que o objetivo é promover o crescimento de todas as indústrias envolvidas para continuar gerando empregos na comunidade. "Com isso eu acredito que a CSP irá se tornar a peça fundamental para o desenvolvimento industrial do Ceará e do Nordeste". O vice-presidente da Posco declarou ainda que o grupo aplicou as melhores ferramentas de construção e mão de obra, além de trazer funcionários capacitados para a operação da siderúrgica no Ceará. "Muitas vezes nos referimos à indústria de aço como a base da indústria. Os acionistas Posco e Dongkuk têm cumprido o papel principal do desenvolvimento da Coreia do Sul dos últimos 50 anos. E também não duvido que a CSP cresça como a indústria principal do Ceará", observou o executivo.

Comunicação

Para o presidente da Dongkuk, Sae Wook Chang, dois fatores são essenciais para o crescimento da Companhia Siderúrgica do Pecém: comunicação e energia. Segundo ele, o primeiro aspecto é influente na empresa pois a siderúrgica cearense agrega duas culturas e três empresas distintas. "Com as diferenças em termos de comunicação é muito importante ter isso entre as pessoas e entre os partidários. Por ser uma empresa tão grande é difícil conhecer todas as pessoas que estão na empresa mas o que é vergonhoso é não saber se comunicar e não querer aprender mais sobre os outros", ressaltou.

Energia

Outro ponto destacado por Wook Chang é a energia empenhada para o crescimento de uma empresa e de um país. "A mente saudável e competitiva fazem com que gente cresça e siga em frente", pontuou.

O executivo da Dongkuk também evidenciou o trabalho dos funcionários e agradeceu o apoio do governo do Estado para o desenvolvimento da Companhia Siderúrgica do Pecém e para o crescimento econômico da região do Complexo Industrial e Portuário e do Ceará.

O que eles pensam

Força representativa na indústria do Estado

"A CSP é equivalente à metade de tudo o que foi feito em indústria no Estado do Ceará em toda a sua história. É um empreendimento extraordinário, que por si só já tem esse ímpeto. Ao longo dos próximos anos, das próximas décadas, é inevitável que o Estado do Ceará se transforme no grande polo metalmecânico do Norte e do Nordeste brasileiro"

Cid Gomes
Ex-governador do Ceará

"A Companhia Siderúrgica do Pecém, além de trazer aumento de receita para o Estado, há outro ponto que precisa ser destacado, que é a formação da mão de obra. Essa é uma grande preocupação da CSP. Estamos colocando o Estado do Ceará em um novo patamar com essa mão de obra especializada e qualificada aqui para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém"

Marcus Borges
Diretor executivo da Aecipp

"Esse é um momento muito importante para nós que fazemos a ZPE. É o momento de um coroamento do nosso sistema que nós desenvolvemos para atender o empreendimento. Porque se nós não tivéssemos desenvolvido esse processo para administrar a ZPE não seria possível a utilização dos benefícios que justificaram a viabilidade do empreendimento".

Mário Lima Júnior
Presidente da ZPE Ceará

"A CSP é fruto do trabalho de muita gente. Vencemos muitos obstáculos, muitas dificuldades, muitos impasses. Houve muita mudança ao longo desse trajeto, mas felizmente a persistência, a dedicação de todos, a confiança dos investidores no Ceará, tudo isso contribuiu para que fôssemos bem-sucedidos. O impacto disso na economia do Estado é enorme"

Lúcio Alcântara
Ex-governador do Ceará

LEIA MAIS 

.CSP vai injetar R$ 540 mi anuais na economia cearense

.Funcionário dá testemunho de crescimento profissional

.'Em dez anos, CSP e CE viverão ápice socioeconômico'

.Murilo Ferreira ressalta valor da ética e da união

.Projetos sociais investem na autonomia de comunidades

.Pecém e Roterdã têm encontro marcado

.Transnordestina vai apresentar proposta

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.