Pecém e Roterdã têm encontro marcado

Escrito por Redação ,
Legenda: O presidente da Cearáportos, gestora do Porto do Pecém, Danilo Serpa, afirmou que a prioridade é a atração de investimentos para o Cipp
Foto: Foto: José Leomar

Poucas semanas após a assinatura do memorando de entendimento para a parceria entre o Porto do Pecém e o Porto de Roterdã, na Holanda, representantes dos dois terminais já têm encontro marcado hoje (4) e amanhã (5) em São Paulo, durante a Intermodal - maior feira de logística da América Latina, na qual os dois têm estandes. "Foi feito um cronograma até o fim do ano e nós estamos iniciando as conversas baseadas nesse cronograma", disse o presidente da Cearáportos, gestora do Porto do Pecém, Danilo Serpa.

Ele relembrou a grandeza do porto parceiro - "que tem cinco refinarias, nove termelétricas, 45 indústrias petroquímicas" - e destacou novamente a importância de ter um empreendimento assim apresentando o Ceará para a Europa e o resto do mundo.

Uma fonte próxima ao governo, inclusive, informou que o interesse do Porto de Roterdã em formalizar a parceria com o Pecém significa que já há investidores, sejam empresas ou industriais interessados em aplicar recursos no Estado do Ceará. "Um porto como o de Roterdã não iria acertar um acordo desse para fazer especulação", disse a fonte que não quis ser identificada.

Setores visados

Sobre quais seriam os setores de maior interesse para o Porto do Pecém e que Roterdã pode ajudar na captação, o presidente da Cearáportos informa que continuam sendo os mesmos definidos no plano diretor do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp): refinaria, uma montadora e tancagem.

"Você vê um empreendimento desse como a Companhia Siderúrgica do Pecém, que está qualificando a mão de obra dos nossos irmãos cearenses... Então, o Porto de Roterdã vai fazer a mesma coisa: vai trazer empresas e indústrias para se instalarem no Cipp e, com isso, esses empreendimentos vão utilizar a ZPE (Zona de Processamento de Exportação), vão utilizar o Porto do Pecém e com isso vai gerar emprego e renda para os cearenses", afirmou Danilo Serpa durante a cerimônia de celebração da operação da CSP, que aconteceu ontem no Pecém.

'O quanto antes'

Serpa ainda acrescentou que o Estado trabalha na perspectiva do Complexo ao montar planos de atração e parcerias, e afirmou que "a prioridade é a atração de investimento". Sobre em quanto tempo toda essa política de atração e a parceria com Roterdã deve resultar em novos parceiros comerciais para o Ceará e novos empreendimentos para o Cipp, o presidente da Cearáportos afirmou que, "por orientação do governador Camilo Santana, tudo isso é para acontecer o quanto antes".

LEIA MAIS 

.CSP vai injetar R$ 540 mi anuais na economia cearense

.Efeito agregador da usina é destacado

.Funcionário dá testemunho de crescimento profissional

.'Em dez anos, CSP e CE viverão ápice socioeconômico'

.Murilo Ferreira ressalta valor da ética e da união

.Projetos sociais investem na autonomia de comunidades

.Transnordestina vai apresentar proposta

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.