Não foi à toa que Joe e Anthony Russo, os irmãos diretores de Vingadores Ultimato, pediram que os fãs revejam os filmes anteriores do universo cinematográfico Marvel. O desfecho épico da Saga Infinita é um presente para os fãs que acompanham desde 2008 a jornada do Homem de Ferro, Capitão América e os demais Vingadores, com referências e releituras de alguns dos filmes da franquia mais rentável do cinema.
Outro presente para os fãs foi ter mantido em segredo todas as surpresas, deixando para os trailers e material publicitário apenas momentos do início da aventura ou imagens dos filmes anteriores.
Ultimato não é um ponto final, mas o fim de um ciclo dos super-heróis da Marvel, passando o bastão para Homem-Aranha, Capitã Marvel, Pantera Negra e companhia. Em bilheteria, os produtores já deixaram claro, em filme solo desses personagens, que são capazes de manter o sucesso da franquia. O desafio agora é que eles cativem o público na mesma proporção que fez equipe original.
O sucesso da saga, levando milhões de pessoas aos cinemas ao redor do mundo, deu coragem aos produtores de ousar: as três horas de Ultimato não são um filme completo, nem mesmo a continuação de Guerra Infinita, mas o capítulo final de uma série cinematográfica de 22 episódios. Quem vai chegar à franquia começando por Ultimato certamente vai ter uma experiência limitada, não só por perder referências e piadas que ligam às películas anteriores, mas no próprio contexto da aventura.
Já os fãs mais fiéis, aqueles que estiveram sempre na sala de cinema e vendo teorias no YouTube desde o início, esses vão surtar. Se você é desse público e acha que está preparado para os acontecimentos de Vingadores Ultimato, talvez você esteja enganado.
Na sessão em que assisti, à meia-noite do dia de lançamento, ouvi gente chorando até soluçar. Há também boas piadas, característica marcante dos filmes da Marvel; o alívio cômico é muito bem dosado, enriquecendo a experiência.
Vingando a queda
A missão dos “heróis mais poderosos da Terra” é reverter o estalo de Thanos que arrebatou metade da população do universo e formar uma equipe capaz de derrotar o titã. Mas antes eles precisam se recuperar da grande derrota, que feriu o ego do time e matou parte dos familiares e amigos de todos eles.
Ultimato eleva a categoria de filmes de super-herói a um outro patamar, similar ao que Game of Thrones fez com as séries de televisão – outro produto do qual o público se despede neste ano.
O desfecho de Vingadores Ultimato é de proporções épicas, mesmo se comparado ao de Guerra Infinita. É o momento que culmina nos 11 anos da Marvel no cinema, o presente que os fãs aguardavam.
Tenho evitado revelar detalhes do filme até aqui, mas a informação deste parágrafo pode estragar a experiência das pessoas mais sensíveis, principalmente considerando que o filme manteve tudo sob sigilo. Pela primeira vez um filme da Marvel não tem cena pós-crédito, o que virou um marco da franquia. No entanto, após a rolagem dos créditos, quando aparece a logomarca da Marvel, podemos ouvir um barulho de metal colidindo com metal, algo que lembra Tony Stark construindo a versão rústica de sua armadura, preso em uma caverna. Que comecem as teorias.