Sementes: conheça as funcionalidades desses alimentos

Nutricionista Gabriella Frutuoso fala sobre as propriedades e benefícios de sementes, as quais podem ser acrescidas na dieta alimentar de forma saudável

A pesar de pequenas, as sementes de girassol, quinoa, chia, gergelim, linhaça e jerimum são ricas em vitaminas, antioxidantes, minerais, aminoácidos e ácidos essenciais para a saúde. Segundo a nutricionista Gabriella Frutuoso, a semente do girassol é uma das mais funcionais, por isso, pode ser consumida na alimentação.

Este tipo de grão auxilia no controle do colesterol, reduzindo os níveis de LDL (colesterol ruim). "Por ser rica em cálcio, magnésio, fósforo e cobre, é uma ótima opção para a saúde óssea", destaca a nutricionista.

A quinoa é rica em proteína, o que ajuda no fortalecimento muscular. O zinco é um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. As vitaminas do complexo B também presentes na quinoa são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso. "Por não conter glúten e ser considerado superalimento, é bastante recomendados pra os celíacos".

Aliada

A chia pode ser encontrada em forma de farinha, sementes e óleo. Rica em fibras, é uma aliada de quem sofre com constipação (intestino preso), melhora o colesterol, controla a diabetes e proporciona saciedade. Fonte de vitaminas, evita o aumento rápido da glicemia no sangue e auxilia no emagrecimento.

Já o gergelim, apesar de ser bastante conhecido, poucos conhecem a quantidade de benefícios. Por conter muita fibra e sua casca levar mais tempo para ser digerida e absorvida pelo organismo, provoca saciedade e favorece no emagrecimento.

"O gergelim é ótimo para a pele, pois é rico em antioxidantes e zinco. As substâncias previnem o envelhecimento precoce e atuam na produção de colágeno", afirma a profissional.

Quanto à linhaça é uma semente funcional que atua no emagrecimento e ajuda no controle da diabetes por tornar a liberação da glicose, na corrente sanguínea, mais lenta. "É maravilhosa para o coração por ser fonte de ômega 3 e 6 (gordura boa) que atua reduzindo o colesterol LDL (ruim) e aumentando o HDL (bom)".

Por fim, outra semente que apresenta inúmeros benefícios para a saúde é a de abóbora ou jerimum. "Fonte de nutrientes, fibras e minerais, dá saciedade, ajuda na perda de peso e aumenta o bem-estar", diz Gabriella.