O produtor cultural e curador Franzé Santos faleceu na noite de ontem (9), aos 73 anos, em Fortaleza. Nome ativo do cenário do audiovisual no Ceará, ele foi o criador do projeto "Cinema com Tapioca" em 2003, programação que acontecia pelas manhãs de domingo, nas salas de cinema do Espaço Unibanco do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). Recentemente, foi um dos responsáveis pelo projeto "Cine Foto", do Museu da Fotografia Fortaleza - dedicado aos vínculos entre a fotografia e o cinema.
A partida repercutiu entre agentes culturais, realizadores do cinema local e a Secretaria da Cultura do Estado (Secult/CE) se manifestou por meio de nota nas redes sociais. "Com importante histórico ligado a cena audiovisual cearense, em particular o setor de exibição, Franzé Santos foi, durante anos, relações públicas das duas salas do Espaço Unibanco, que funcionaram entre janeiro de 1999 e abril de 2012 e muito contribuíram para a consolidação de um circuito exibidor de filmes de arte em Fortaleza", diz a nota.
Com o "Cinema com Tapioca", Franzé privilegiou produções cinematográficas que marcaram época nas décadas de 1940 a 70. Um público médio de 250 a 300 pessoas, por sessão, prestigiava a programação, voltada à população da terceira idade. Além dos filmes, a organização servia um café da manhã a quem adquiria o ingresso.
Museu lamenta perda
Em nota, o Museu da Fotografia de Fortaleza lamentou a perda do colaborador e cinéfilo. "Franzé teve a vida ligada ao audiovisual no Ceará, trabalhando no Centro Dragão do Mar com as salas de cinema, sempre incentivando a exibição de filmes, a cultura de Fortaleza e a formação de público", diz a nota publicada nas redes sociais do equipamento cultural.
"Ficam as melhores lembranças imortalizadas não apenas em fotografias, mas nos corações de todos que puderam compartilhar da sua convivência", complementa a publicação.