Quem, quando criança, nunca pensou em entrar dentro de um jogo de vídeogame? Uma experiência em Fortaleza transporta os sentidos do corpo humano para dentro do mundo virtual. Tudo é possível. Ser piloto de Fórmula 1 ou mesmo voar entre prédios feito super-herói. Esses são alguns sentimentos provocados pelo "Virtual Experience", parque montado na Praça de Eventos do Shopping RioMar Fortaleza.
Com o uso de óculos de realidade virtual (VR), o usuário do equipamento consegue realizar feitos que no mundo real não são tão fáceis. Já pensou em dirigir em uma grande corrida de carros sem ser habilitado? Os óculos transportam o usuário para o volante de um veículo. A sensação é de ser transformado em piloto. As mãos ganham luvas e a cabeça um capacete. Não precisa ser um expert na direção, pois existem diferentes modalidades de pista. Mesmo quem usa óculos de grau consegue utilizar o equipamento sem grandes dificuldades.
Entre as atrações na arena de jogos estão o Chroma-X, que integra a realidade virtual mista com a realidade aumentada, o Kat Walk VR, que possibilita ao participante andar sobre uma plataforma e explorar mapas de jogos gigantes sem sair do lugar, e o Elevador-X, uma experiência muito divertida, na qual um simulador projeta 30 andares de altura e ao se abrir a porta do elevador o jogador fica sobre uma prancha para cumprir algumas missões; entre outros.
O Virtual Experience já percorreu as cidades de São Paulo, Curitiba, Londrina e tem agenda para Pernambuco, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina neste ano.
Integração
A realidade virtual é uma tecnologia que permite interações entre pessoas e um sistema, por meio de recursos gráficos 3D, imagens projetadas em 360º e equipamentos de ponta. O objetivo é criar uma experiência única e sensação de pertencimento a um universo completamente diferente do real. André Hilgemberg, um dos organizadores do parque virtual, explica que pais e filhos conseguem se conectar não só ao universo dos games, mas também aos laços familiares.
"Em fliperamas, muitas crianças jogam sozinha. A realidade virtual permite que os pais entendam o que os filhos podem alcançar nesse mundo, seja por desenvolver metas ou estratégias. O videogame não é vilão. Muitos pais chegam aqui querendo entender o lado sadio desse mundo. Outro ponto que observamos é que 95% dos participantes do game center nunca tiveram contato com esse tipo de tecnologia", revela o organizador.
Há 10 anos no mercado de games, Hilgemberg conta que o parque virtual nasceu depois de uma viagem pela China de um dos idealizadores da empresa. "Na Ásia é forte essa tecnologia. Resolvemos então investir em VR. É o primeiro da América Latina que está rodando o Brasil e tem sido sucesso onde estamos indo. São jogos de tiros, música, carros e altura. Experiências, por exemplo, através do medo de altura".
Serviço
Virtual Experience
Período: até 28 de abril
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 10h30 às 21h
Local: Praça de Eventos, Piso L1 - RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Ingressos: Os valores variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com o Combo de Experiências selecionado
Duração: 10 a 15 minutos
Altura: Mínimo 1,10m, máximo 2m
Mais informações: 3066-2002
Regra: os pais ou responsáveis devem permanecer no local do evento, durante a participação dos menores de 16 anos, além disso, crianças menores de 8 anos deverão ser autorizadas por meio de termo de responsabilidade, disponibilizado no ato do cadastro para participação das atividades, pelos pais ou responsáveis legais.