Oleosidade: como cuidar da pele em cada faixa etária?

Produtos têm de ser específicos para corresponder às necessidades da pele do rosto

As necessidades da pele do rosto mudam de acordo com a idade. As preocupações da mulher mais madura são diferentes de uma adolescente, por exemplo. A explicação é simples: com o passar do tempo, há uma menor produção de oleosidade, inclusive a natural, logo a face acaba perdendo elasticidade e hidratação, o que gera as temidas rugas.  

Esse processo tende a ocorrer especialmente quando a mulher atinge a menopausa, segundo a médica dermatologista Maria Genúcia Cunha. “Em certa idade, o ovário vai entrando em falência e com o déficit hormonal a pele do rosto muda e se torna mais seca”, explica. 

Por isso, o indicado para esse grupo é investir mais no quesito hidratação, especialmente nos produtos que contêm ácido hialurônico ou até vitamina C na composição. 

Controle da oleosidade na adolescência

Para os adolescentes, o mais adequado é o uso de produtos livres de óleo e aqueles que controlem a oleosidade. O mais indicado nesses casos, para a dermatologista Helena Rios, é que não seja aplicado nada sem prescrição médica, pois pode haver uma piora do quadro.  

Já a pele infantil deve evitar o contato com produtos para adultos, os quais tendem a conter mais ativos, e podem acabar por causar sensibilidade. 

“Uma criança deve usar produtos exclusivos para elas, já que normalmente não apresentam pele oleosa nem seca, é dita como normal e só começa a ter alterações depois da puberdade”, pondera Maria Genúcia.  

E os homens?

O caso dos homens é diferente,  já que eles não deixam de produzir nem o andrógeno nem a testosterona, hormônios responsáveis pela interação com a glândula sebácea - produtora do sebo - , logo eles tendem a ter uma pele mais oleosa. Desse modo, é fundamental o uso de produtos específicos para a pele masculina, com texturas mais finas e secas.