A paixão brasileira também entra em campo quando o assunto é a sétima arte. Seja pelo universo da ficção ou nos documentários, o futebol costuma render histórias repletas de superação e drama. Pioneiro e respeitado no mercado audiovisual, o Festival de Cinema de Futebol - Cinefoot chega à 12.ª edição. E tem produção cearense na disputa desse ano.
Online e gratuito para todo o Brasil, o evento acontece de 2 a 9 de dezembro. O documentário "O Penta" integra a mostra competitiva de curtas-metragens no dia 3 de dezembro. Dirigido por Israel Branco, a obra conta a história dos cinco primeiros campeonatos estaduais conquistados pelo Ceará Sporting Club.
Com 27 minutos de duração, o filme reúne pesquisadores, historiadores, ex-dirigentes e torcedores alvinegros. A pesquisa adentra arquivos como fotos e recortes de jornais de época. Voltada à recuperação da memória, o curta investiga os triunfos conquistados entre os anos de 1915 e 1919.
No Cinefoot, "O Penta" concorre com outros 19 filmes. Os vencedores serão definidos exclusivamente através do voto do público. Para o cadastramento basta informar nome, e-mail e criar uma senha. Todos os filmes das mostras competitivas permanecem disponíveis para visualização e votação 48 horas a partir do lançamento na plataforma do evento.
Considerado o único festival de cinema de futebol do Brasil e primeiro na América Latina, o evento teve 242 trabalhos inscritos. A curadoria selecionou 29 filmes, entre curtas e longas-metragens de 19 países. Dos selecionados desta edição, 11 são brasileiros.
"Estar no Cinefoot permite mostrar melhor a obra a um público maior, aumentando o diálogo sobre o tema e o resgate da história do clube e, assim, da evolução da própria sociedade e das suas mudanças através do ponto-de-vista do futebol", conta o diretor Israel Branco.
Descobertas
"O Penta" constrói seu eixo narrativo a partir do olhar de um torcedor alvinegro. Nessa volta ao tempo, o documentário adentra cenários históricos da Capital. Além da sede do clube e casas dos entrevistados, algumas cenas foram gravadas no prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Nos anos 1910, funcionava naquele local o Campo do Prado, palco da conquista do pentacampeonato. O diretor Israel Branco colabora com os filmes do clube desde março de 2019. Ao todo, foram seis curtas e o média-metragem "INVICTO2" (2020), que narra os títulos da Copa do Nordeste de 2015 e 2020.
"Os campeonatos possuem uma boa documentação graças aos registros da época, mas trazer isso para uma linguagem que torna os detalhes da história acessível em menos de meia hora foi o desafio mais evidente. Fora isso, todo filme sobre futebol tem que passar uma emoção que é típica do ato de torcer pelo esporte. De certa forma, creio que conseguimos fazer isso, contextualiza Israel Branco.
O diretor compartilha que o esporte jogado nas quatro linhas é parte fundamental da sociedade brasileira. "Filmes como esse podem mostrar como o futebol se desenvolveu com a sociedade e a sociedade com o futebol", finaliza o diretor.
Serviço
Festival de Cinema de Futebol - Cinefoot. De 2 a 9 de dezembro nessa plataforma. Programação e horários aqui.