Considerado uma das mais relevantes contribuições históricas para a memória da propaganda cearense, o livro "O gerente endoidou", do pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho, ganhou relançamento pela Universidade de Fortaleza (Unifor) na manhã desta sexta-feira (12), no Teatro Celina Queiroz.
O momento aconteceu em comemoração aos 20 anos do curso de Publicidade e Propaganda da instituição. O conselho editorial da nova versão da obra foi composto pelos professores Carmen Luisa Chaves Cavalcante, Cláudio Henrique Nunes Sena e Tarcísio Bezerra Martins Filho.
Dentre as novidades desta edição, está a inclusão de um novo capítulo, com reflexões sobre a publicidade na atualidade e a supressão de alguns anteriores. O título do livro remete a um antigo bordão da publicidade cearense (“O gerente endoidou e o preço baixou”), um comercial histórico da Esmeralda, tradicional loja de variedades no Centro de Fortaleza. A frase inspirou o escritor e professor Gilmar de Carvalho, ainda em 1982, quando fez o primeiro ensaio do livro.
Dimensão
O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza trabalha em campo diversificado de atividades, incluindo atendimento, criação, mídia e planejamento. Pesquisa, arte finalista, fotografia, marketing e promoção de vendas são outras atribuições que o curso leva os estudantes a adquirir.
Todas essas funções cabem em setores de empresas públicas e privadas, em veículos de comunicação, consultorias, institutos de pesquisa, produtoras de som e imagem, gráficas, empresas de web e organizadoras de eventos.
Além disso, o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) é o maior laboratório na temática da região Norte e Nordeste criado para ser um espaço de experimentação e relação entre teoria e prática dos cursos de publicidade, jornalismo e de áreas afins, como eventos, administração, cinema e audiovisual e ciência da computação.