Dia do Sorvete: qual o sabor favorito dos cearenses?

Montamos um ranking a partir do que dizem as empresas que produzem e comercializam a delícia gelada; confira a seleção completa

Ninguém resiste a um bom sorvete. Mas não tem discussão: o sabor de castanha é o favorito de nossa gente. Do Centro à periferia de Fortaleza, empresas de fabricação e comercialização de sorvete se espalham e ganham novos públicos, famintos para experimentar novidades ou degustar antigos sabores.

Entramos em contato com diferentes casas para montar nosso ranking. No total, nove delas apresentaram os resultados. Castanha lidera e, em segundo lugar, estão os sorvetes que levam chocolate. 

Na terceira colocação, o sorvete de napolitano. Composto por três sabores – chocolate, creme e morango – foi originado nos Estados Unidos no final do século XIX como uma referência aos bolos de sorvete de três camadas criados por Giuseppe Tortoni (1775-1864). O italiano foi dono de um café muito popular em Paris na época. Delícia histórica.

Autênticos e tradicionais

Dito isso, vamos aos detalhes. Na Frosty, os mais pedidos são Napolitano, Leitinho Trufado e Leitinho com Açaí. Na Pardal, a preferência vai para Napolitano, Castanha e Brigadeiro. Os sabores não são muito diferentes da seleção da Frutbiss: Castanha, Napolitano e Flocos.

Quando passamos para as sorveterias ou gelaterias, o panorama muda um pouco. Entram em cena tanto sabores convencionais quanto aqueles mais autênticos. Na Sorveteria Juarez, por exemplo, predominam os tradicionais. Os queridinhos são Tangerina, Castanha e Cajá.

Na Bellucci Gelateria, o campeão é o sabor Pistache, seguido de Caramelo Salgado e Chocolate 70% (Chocolate Ghana). Na Gelateria Benévolo, por sua vez, Ninho, Chocolate e Morango são os mais procurados.  

“Acredito que isso remete um pouco à nossa infância. Estamos habituados a tomar leite com chocolate e, quando passamos para um sabor de fruta, vemos o morango como uma das mais saborosas. Esses sabores possuem link afetivo com a vida da gente”, considera Jefferson Deywis, empresário responsável pela Benévolo.

Na 50 Sabores, o favoritismo da clientela é pelo sabor Charlotte (combinação de doce de leite, chocolate, farinha láctea e biscoito); na sequência, aparecem Manjar dos Deuses (doce de leite, castanha, chocolate e coco) e Mucuripe (coco queimado, tapioca e castanha). Percebe-se, assim, que a castanha, embora não entre como sabor principal, compõe um dos principais insumos da fabricação dos outros sorvetes.

Semelhante movimento observamos na Sorveteria da Reserva, conhecida por utilizar apenas ingredientes naturais. Por lá, o pódio fica com os sabores Chocobrownie, Castanha Crocante e Coco com geleia de morango. Já na San Paolo Gelateria, o ranking é este: sabor Ninho em primeiro lugar; na sequência, Chocolate marroquino; e, por último, Morango.

Histórico

Celebrado nesta sexta-feira (23), o Dia do Sorvete foi criado pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) como forma de demarcar o início da primavera. 

Independentemente se seu sabor favorito de sorvete está listado aqui ou não, fato é que a data de hoje é para festejar essa maravilha congelada. Viva!