Nascido em Canindé (117 km de Fortaleza), Daniel Lessa é apaixonado por arte desde a infância. Esse interesse despertou no início da fase escolar, com as tarefinhas de colorir em sala de aula. Desde então sempre gostou de dançar, cantar, ler, desenhar e pintar.
"Pedia giz de cera e lápis de cor a meus pais. Ganhava das pessoas essas coisas e gostava muito. Em 2020, pré-pandemia, comecei a focar e a desenhar, mesmo de uma forma regrada, por assim dizer, e aprender a desenhar. Desde então, venho produzindo meus desenhos e criando, tanto sobre minha realidade quanto outras coisas”, relata o jovem de 15 anos.
Em fevereiro de 2022, Daniel foi diagnosticado com osteosarcoma (câncer ósseo). Durante o tratamento no Centro Pediátrico do Câncer (CPC), unidade oncológica do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), o prodígio expressou o anseio de ter sua arte exposta à sociedade.
Na manhã da última quinta-feira (15), este sonho tornou-se real. Reunido cadernos e 24 desenhos escolhidos pelo próprio artista, a exposição “Meu olhar através do espelho – Daniel Lessa" foi aberta ao público e segue em cartaz até 30 de julho no Centro de Convivência Unifor. A iniciativa resulta da parceria entre Associação Peter Pan e Fundação Edson Queiroz. Imperdível é conhecer o talento e valente história deste cearense.
A arte de Daniel Lessa
Em razão do tratamento contra a doença, muitas das atividades que o adolescente gostava não puderam mais ser realizadas. Assim, Daniel concentrou o talento nos papéis e telas para expressar seus sentimentos. Durante as consultas, conversando com a equipe multidisciplinar do CPC, Daniel revelou ter alguns trabalhos artístico e o anseio de protagonizar uma exposição.
"A partir dessa informação, entramos em contato com a Unifor e, nessa troca, foi viabilizada a possibilidade de realizar esse sonho tão especial do Daniel”, detalha Sandra Salgado, gerente de Atividades Sociais e Voluntariado na Associação Peter Pan.
Com o apoio da Unifor, “Meu olhar através do espelho – Daniel Lessa" virou realidade por intermédio da iniciativa "Realizando Sonhos". Tendo como missão garantir a humanização do tratamento, o "Realizando Sonhos" esta ação integra um dos 16 programas sociais que a Associação Peter Pan realiza.
Médica paliativista do CPC, Bruna Alcântara é responsável pelo acompanhamento do adolescente. Ao saber dos dons artísticos de Daniel, a profissional procurou o Sr. Tarcísio, voluntário da Associação Peter Pan. Presente à cerimônia de abertura, Bruna celebrou a concretização da mostra. "É com muito orgulho que eu vejo tudo isso aqui acontecer porque é muito difícil cuidar e amar. Esse momento será eternizado para a gente”.
Sensibilidade que cura
Josiane Lessa, mãe do adolescente, sempre incentivou e admirou o talento do filho. Mesmo sem qualquer curso formal na área de artes, seus trabalhos a impressionavam. Emocionada, Josiane celebra a realização do filho, que, segundo conta, tem uma cabeça cheia de sonhos.
“É uma alegria muito grande para uma mãe ver isso acontecer. Depois de tudo que ele passou e ainda continua passando, poder viver esse momento não tem preço, não tem palavras, é gratificante demais. A realização desse sonho é especial e vem no momento em que ele mais precisava. É muito difícil para nós e Daniel enfrentar o que ele passa hoje, mas, quando temos um momento como esse, esquecemos tudo e vamos viver só aquele momento. É muito gratificante, muito mesmo. Fico muito feliz e grata por todos que estão fazendo isso por ele”.
“Nós é que estamos realizando um sonho ao promover essa exposição. Muito obrigado por você estar aqui hoje com a gente, Daniel. Estamos muito honrados!”, enfatizou Randal Pompeu, Reitor da Universidade de Fortaleza, na solenidade de abertura da mostra
Professor e coordenador de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, Thiago Braga, enalteceu o talento nato de Daniel e sua característica de imprimir sentimentos em suas criações. "Percebemos isso no traço dele e no nome das obras que ele dá também. Estamos extremamente felizes, emocionados, gratificados, enfim, a gente espera que vocês gostem e desfrutem a mostra”, acrescentou.
“Ter sua arte exposta é o sonho de qualquer artista, de qualquer pessoa que produz, que põe seus sentimentos, sua realidade e seu imaginário. Meu sonho era que muitas pessoas vissem meu trabalho, interpretassem e criassem uma reflexão dentro de si que elas levassem para vida. Muito obrigado a todos que organizaram essa exposição e que permitiram eu estar realizando o meu sonho e o sonho também de todo mundo que está perto de mim”, reforçou Daniel durante a inauguração da mostra.
Serviço:
Mostra “Meu olhar através do espelho - Daniel Lessa". Período da exposição: 15/06 a 30/07/23. Local: Centro de Convivência da Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz). Gratuito.
Em razão do tratamento contra a doença,
É formada por 24 desenhos escolhidos pelo próprio artista e alguns cadernos do menino de 15 anos que se encontra em cuidados paliativos, tratando um osteosarcoma no Centro Pediátrico do Câncer (CPC), unidade oncológica do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).
Muitas das atividades que o adolescente gostava de fazer não puderam mais ser realizadas, então Daniel concentrou seu talento nos papéis e telas para expressar seus sentimentos. Recentemente, o jovem expressou seu desejo de ter seu trabalho exposto para a sociedade.
A exposição ficará em cartaz até 30 de julho no Centro de Convivência Unifor. A mostra resulta do projeto “Realizando Sonhos”, mantido pela Associação Peter Pan. Nesta edição, a parceria com a Fundação Edson Queiroz realizou o desejo de Daniel Lessa em expor seu trabalho artístico.
“Ter sua arte exposta é o sonho de qualquer artista, de qualquer pessoa que produz, que põe seus sentimentos, sua realidade e seu imaginário. Meu sonho era que muitas pessoas vissem meu trabalho, interpretassem e criassem uma reflexão dentro de si que elas levassem para vida. Muito obrigado a todos que organizaram essa exposição e que permitiram eu estar realizando o meu sonho e o sonho também de todo mundo que está perto de mim”, reforçou Daniel na ocasião.