Testes da vacina Butanvac devem começar em abril

Para isso, no entanto, Anvisa precisa autorizar ensaios clínicos

Estão previstos para começar em abril os testes da vacina experimental desenvolvida pelo Instituto Butantan, a Butanvac, segundo disse Dimas Covas, diretor do instituto, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (26). 

Para os ensaios clínicos em humanos, no entanto, é preciso aguardar a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes clínicos, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, com até 9.000 indivíduos, é estimada sua eficácia.

Durante a coletiva, Covas afirmou que os testes com a Butanvac podem ser encurtados, contando com uma comparação com outros imunizantes usados contra a doença que já foram estudados.

Esse atalho permitiria iniciar a vacinação da população com o produto 100% nacional mais cedo do que nos casos observados até agora. Numa expectativa extremamente otimista, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) levantou a possibilidade de isso ocorrer já em julho.

Ainda no cronograma almejado, de acordo com o Butantan, a fabricação de 40 milhões de doses da Butanvac pode ter início no mês de maio, quando o instituto encerra a produção da vacina contra a gripe. As doses que devem ser usadas nos testes, caso sejam permitidos pela Anvisa, já estão prontas, afirma o instituto.

Outros imunizantes

Há pelo menos outras 16 vacinas contra a Covid-19 ainda em fases pré-clínicas de estudo sendo desenvolvidas no Brasil. Um dos maiores entraves para que esses imunizantes migrem para a fase de testes em humanos é o financiamento.