Uma loja de brinquedos do Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro, colocou um macaco de brinquedo ao lado de boneca negra. Devido à organização, exposta na vitrine, o professor Moisés Machado criticou a loja, apontando que aquele era um caso de racismo. As informações são do g1.
“Passeando pelo @botafogopraiashopping me deparo com esse absurdo na loja @gamelandiabrinquedos. Parear uma criança preta com um macaco é cruel demais! Por meio desse símbolo, a criança negra internaliza sua posição como subalterna e crianças brancas são incentivadas a reproduzir o negro como um animal, um inferior”, afirmou no Instagram.
“Em nossa sociedade, o racismo não é velado, é escancarado! Esse mal precisa ser combatido! Exigimos uma atitude quanto a esse crime!”.
Por conta da denúncia, a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) abriu um inquérito para averiguar a ocorrência. O presidente Comissão de Representação para Acompanhar o Cumprimento das Leis (Cumpra-se!), da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Carlos Minc, declarou que entrará com uma representação no Ministério Público para multar a loja.
Confira nota do shopping
O shopping respondeu o professor, declarando que o lojista responsável pela vitrine foi acionado. "O brinquedo já foi retirado do berço com os outros bonecos. Vale ressaltar que não temos gerência sobre as vitrines das lojas, mas reforçamos nosso compromisso com o respeito, a pluralidade e a diversidade", afirmou.
Em nota ao g1, Botafogo Praia afirmou ser contra o preconceito, declarando ter entrado em contato com o lojista. "O shopping reforça que o boneco já foi retirado da vitrine e ressalta que está em constante revisão dos seus processos para garantir o compromisso com o respeito, a pluralidade e a diversidade e evitar que situações como esta voltem a se repetir", afirmou.
Já a loja Gamelândia Brinquedos declarou que "em momento algum houve intenção de promover qualquer tipo de ato racista". Além disso, disse que as peças não tem distinção de raça ou origem, e que tem o compromisso com a promoção da igualdade.