Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

Segundo o Corpo de Bombeiros, 12 viaturas estão no local para combater as chamas

Um incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, na Luz (região central de SP), na tarde desta segunda (21). Bombeiros informam que as chamas estão controladas e que o incêndio está em fase de rescaldo. Um funcionário do Museu morreu por intoxicação com a fumaça do incêndio. Ele chegou a ser socorrido pelo bombeiros, mas não resistiu.

Por volta das 17h (horário de Brasília), 37 viaturas trabalhavam para extinguir as chamas. Não há informações sobre vítimas. Chove muito no local.

Por ser segunda-feira, o museu estava fechado na hora em que o prédio começou a pegar fogo. As informações preliminares é que as chamas atingem o segundo e o terceiro andares do local. Segundo um funcionário do museu que não quis ser identificado, o incêndio começou na sala de exposições.

Funcionários relataram que evacuaram o prédio após ouvir o alarme. A Estação Luz, da CPTM, está fechada.

Em novembro de 2013, um incêndio atingiu o Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo.

A assessoria do Museu da Língua Portuguesa disse que ainda não sabe as causas do incêndio ou se o acervo da instituição foi atingido.
 
O museu está localizado em uma parte do edifício da Estação da Luz. Um dos cartões-postais da cidade, o prédio foi inaugurado em 1867. Atualmente, a estação atende a duas linhas da CPTM e duas do Metrô – a Linha 1 Azul e Linha 4 Amarela.

Exposição

Desde o último dia 15, o Museu da Língua Portuguesa exibia uma exposição com mais de cem obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos. A mostra "Esta Sala é uma Piada" ficaria em exibição até 28 de fevereiro. Parte das obras estava em uma tela virtual. Os desenhos foram selecionados do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o evento mais importante do gênero no mundo. Neste ano, o tema foi a sociedade contemporânea e a corrupção. Havia obras de países como Irã, Turquia, França e Cuba.