Estátua de Zumbi dos Palmares é inaugurada em Porto Alegre no Dia da Consciência Negra

Feito em cobre e medindo 2,40 metros, o monumento homenageia o líder do Quilombo dos Palmares

Considerada berço do Dia da Consciência Negra, a cidade gaúcha de Porto Alegre recebeu nesta quarta-feira (20) a estátua de Zumbi dos Palmares. O monumento fica no largo de mesmo nome, em referência ao líder do Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.

Feita em cobre e medindo 2,40 metros, a estátua do líder negro foi instalada em frente a outro monumento, que remete à lança de Zumbi, erguido em 1997.

A peça foi criada pelo escultor Mario Cladera, uruguaio radicado em Porto Alegre desde 1978 e referência em escultura no Rio Grande do Sul.

O Largo Zumbi dos Palmares também ganhou um totem que valoriza a identidade negra brasileira. A peça foi criada pelo artista porto-alegrense e educador social Eduardo Angel Sats, e homenageia o poeta, professor e militante do movimento negro Oliveira Silveira (1941-2009) pela liderança que teve, junto ao Grupo Palmares, na proposição do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.

"Estas merecidas homenagens às grandes lideranças que foram Zumbi dos Palmares e Oliveira Silveira são um marco neste feriado nacional da Consciência Negra. Reforçamos o compromisso no combate à desigualdade social com mais políticas públicas de inclusão, representatividade e valorização da cultura afro-brasileira", declarou o prefeito, Sebastião Melo, durante a cerimônia de inauguração. 

Prefeito é hostilizado

Durante a entrega da estátua, o prefeito Sebastião Melo foi hostilizado por opositores. Após o incidente, ele se manifestou nas redes sociais e disse que quase foi agredido. 

"A verdadeira democracia que ajudei a construir é sustentada no respeito às diferenças. Lamentavelmente, uma minoria comprometeu um dos atos mais especiais da Semana da Consciência Negra, que estimula importante reflexão coletiva. Seguirei ao lado da paz e da tolerância", escreveu ele no X, antigo Twitter.