Delegado cearense é encontrado morto em parque de Foz do Iguaçu, no Paraná

Secretaria da Segurança e Polícia Civil do Paraná publicaram notas de pesar

Vanderson Gurgel Batista, delegado cearense da Polícia Civil do Paraná, foi encontrado morto, neste domingo (19). Populares afirmaram à Polícia que ouviram um tiro. O homem de 38 anos foi localizado no chão de um banheiro, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. As informações são do g1.

A vítima foi socorrida e transferida para uma unidade de saúde, mas não resistiu. Conforme a Polícia, a principal linha de investigação é que o tiro tenha sido disparado pela própria arma do delegado. As investigações continuam. 

Segundo o Parque, o auxílio à família da vítima foi prestado no local. As câmeras de segurança do local serão utilizadas na investigação. Vanderson estava na corporação há três meses e atuava na Delegacia da Mulher, em Maringá. 

Sepultamento no Ceará

O oficial era natural do Ceará e iniciou a carreira na Polícia Militar do Estado de origem, onde permaneceu por cerca de 14 anos, chegando a comandar uma das equipes do Comando de Policiamento de Ronda de Ações Intensivas e Ostensiva (CPRaio) da corporação, conforme informações da CBN. No Paraná, Batista chefiava a Delegacia da Mulher de Maringá há cerca de três meses.  

Na segunda-feira, o corpo dele foi transportado de Foz de Iguaçu, no oeste do Paraná, a Fortaleza, capital cearense. O velório aconteceu nesta terça-feira (21), em uma igreja evangélica no bairro Aerolândia, em Fortaleza. À tarde, um culto foi realizado no mesmo local.

O pastor Elionai Santos, em entrevista ao programa Conexão Verdinha, da TV Diário e Rádio Verdes Mares, informou que Vanderson estava muito agradecido pelo sonho de se tornar delegado. "Ele veio agradecer às irmãs de oração da igreja, e oramos pela vitória", relatou, emocionado. 

Amigos, familiares e antigos colegas do CPRaio do delegado do Paraná acompanharam o velório. 

O sepultamento ocorrerá no Cemitério Jardim Metropolitano, localizado no Sexto Anel Viário, cidade de Eusébio, conforme a Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (Adepol-PR). Vanderson deixa a esposa e um filho recém-nascido. 

NOTA DE PESAR

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná publicou uma nota de pesar em homenagem ao Delegado. "É com imenso pesar que a Secretaria de Estado da Segurança Pública informa o falecimento do Delegado da Polícia Civil, Vanderson Gurgel Batista. O Secretário Hudson Leôncio Teixeira, expressa suas condolências aos familiares e amigos", dizia a nota. 

Já a Polícia Civil do Paraná também publicou suas condolências aos familiares da vítima. "É com profundo pesar que a Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa o falecimento do delegado Vanderson Gurgel Batista, ocorrido neste domingo (19). A PCPR expressa suas condolências e todo apoio aos familiares e amigos neste momento de dor", escreveu.