Dois agentes morreram e um mecânico de uma empresa terceirizada ficou ferido após a queda de um avião monomotor no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (6). A aeronave, que pegou fogo após o acidente, pertence à Polícia Federal.
O Corpo de Bombeiros informou que o avião decolou, mas perdeu altitude logo depois e caiu na lateral da pista. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas. O caso está sendo investigado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
A aeronave é um Cessna 208B, fabricado em 2001, com 11 lugares e capacidade para nove passageiros.
Conforme o GLOBO, as vítimas foram identificadas como José de Moares Neto e Guilherme de Almeida Irber. Após a queda, o corpo de ambos foi carbonizado devido às chamas.
Um terceiro tripulante, o mecânico Walter Luís Martins, estava consciente quando recebeu socorro, mas apresentava trauma abdominal. O sobrevivente foi encaminhado ao Hospital João XXIII. No início da noite, a PF informou que ele está "lúcido e orientado".
A Polícia Federal afirmou que as investigações foram iniciadas para "apurar as circunstâncias do acidente". De acordo com o g1, a instituição ainda acrescentou, em nota, que "enviará nas próximas horas peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações". A instituição decretou luto oficial de três dias.
Em nota publicada nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com os amigos e familiares das vítimas. "Com grande pesar soube do acidente envolvendo avião da Polícia Federal em Belo Horizonte e do falecimento de dois agentes, Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto, que estavam a bordo. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de trabalho da Polícia Federal pela perda".
Veja vídeo
Segundo o tenente Henrique Barcellos, os bombeiros foram acionados para a ocorrência às 14h27 de hoje. Ao chegarem ao local, encontraram José e Guilherme já em óbito e uma outra pessoa ferida. A perícia confirmou a identidade das vítimas.
O Aeroporto da Pampulha já retomou o funcionamento. Equipes dos bombeiros permanecem no local para a segurança, devido à presença de líquidos inflamáveis que podem causar a reignição de incêndio.
Ainda conforme a publicação, uma vítima, de 51 anos, que sofreu trauma abdominal durante a queda, foi socorrida ao hospital, mas está consciente.
De matrícula PR-AAB, o avião caiu ao lado da Academia dos Bombeiros, próximo da barragem da Lagoa e da Avenida Antônio Carlos.
Quem são as vítimas do acidente?
As vítimas eram naturais de Brasília, no Distrito Federal, e foram identificadas como José de Moares Neto, 50 anos, e Guilherme de Almeida Irber, 44 anos.
Antes do acidente, José participou de treinamentos no exterior, entre 2011 e 2021, para pilotar a aeronave que caiu nesta quarta. Os cursos ocorreram em Kansas, nos Estados Unidos.
Já Guilherme tinha se especializado, há três anos, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos, interior de São Paulo.