Apresentação em escola no Rio leva Eduardo Paes a abrir sindicância; entenda caso

Prefeito ficou indignado com apresentação do 'cavalo tarado' que viralizou nas redes sociais

A Secretaria da Educação do Rio de Janeiro abriu uma investigação para apurar a origem de uma apresentação de dança em uma escola localizada na Cidade de Deus. O vídeo viralizou no TikTok e provocou uma onda de críticas. 
Na gravação, o grupo Cia Suave usa a música 'Cavalo Tarado', com referências sexuais, e se apresenta para crianças e adolescentes no pátio do colégio.

Ainda no vídeo, uma pessoa usando uma máscara de cavalo monta em um homem e começa a fingir que está galopando. O caso teria ocorrido no último dia 22 de agosto. Nessa segunda-feira (28), o prefeito da Cidade, Eduardo Paes, publicou um vídeo nas redes sociais indignado. 

“Eu reagi como qualquer pessoa lúcida que vê essa gravação: com muita indignação e com repúdio. A criança está na escola para estudar, para aprender, para desenvolver as habilidades. Nós vamos endurecer o controle sobre qualquer apresentação, atividade ou palestras feitas nas escolas municipais da cidade, principalmente por esses grupos independentes, para que isso não volte a acontecer. Eu não admito que a gente desperdice tempo e exponha as crianças a esse tipo de conteúdo. Não é possível que alguém considere adequado ao ambiente escolar”, disse o prefeito.

Nesta terça-feira, a Secretaria da Educação anunciou a sindicância e alegou que o grupo artístico teria sugerido a apresentação como classificação livre para todas as idades. 

“De imediato, já foi proibida qualquer apresentação do grupo nas unidades da rede municipal. Também foi aberta uma sindicância. O grupo agiu de má fé e encaminhou diretamente para a escola uma proposta de espetáculo com classificação livre, ou seja, para todas as idades. Conteúdo, no final da apresentação, exibiram conteúdo completamente inadequado para as crianças. A Secretaria reforça que é a favor de manifestações artísticas culturais, mas que sejam apropriadas para o ambiente escolar e de acordo com a faixa etária"
Secretaria da Educação do Rio de Janeiro