Submarino nuclear dos EUA se choca com objeto não identificado no mar da China

Caso foi no último dia 2. Submarino estava operando no mar da China Meridional

submarino USS Connecticut
Legenda: Submarino estava operando no mar da China Meridional, onde a Marinha americana tentou desafiar reivindicações territoriais da China
Foto: Lt. Mack Jamieson/US Navy/AFP

O submarino norte-americano USS Connecticut foi danificado após colidir com objeto não identificado enquanto navegava perto da China, no mar da Ásia. A informação foi divulgada pela Marinha dos EUA nessa quinta-feira (7). 

Submarino de ataque rápido e propulsão nuclear dos Estados Unidos, o USS Connecticut "atingiu um objeto submerso na tarde de 2 de outubro, enquanto operava em águas internacionais na região do Indo-Pacífico", conforme comunicado da Marinha. O caso acontece em meio a aumento de tensões na região.

Não houve ferimentos que coloquem em risco a vida da tripulação, mas o USNI News, um site especializado em notícias navais, informou que cerca de 12 marinheiros sofreram "lesões moderadas a leves".

Situação na região

Ainda conforme o USNI News, o submarino estava operando no mar da China Meridional, onde a Marinha americana tentou desafiar as reivindicações territoriais da China sobre pequenas ilhas, recifes e afloramentos.

A instituição indicou que está examinando a extensão dos danos e investigando o incidente.

“O submarino permanece em condições seguras e estáveis. O dispositivo de propulsão nuclear e os espaços (internos) do 'USS Connecticut' não foram afetados e permanecem totalmente operacionais”, garantiu.

O USNI News disse que o navio seguiu para a base dos EUA em Guam.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o mundo