A União Europeia (UE) vai financiar a compra e a entrega de armas para a Ucrânia, em meio à ofensiva militar da Rússia. A informação foi anunciada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Twitter, neste domingo (27).
Na mesma rede social, Von der Leyen anunciou ainda que a União Europeia decidiu vetar os meios de comunicação russos RT e Sputnik do espaço europeu e que o bloco aplicará sanções a Belarus por seu papel na agressão militar russa ao território ucraniano.
Veja anúncio:
"Estamos intensificando nosso apoio à Ucrânia. Pela primeira vez, a UE financiará a compra e entrega de armas e equipamentos a um país sob ataque. Também estamos fortalecendo nossas sanções contra o Kremlin", diz postagem em rede social da presidente da Comissão Europeia.
Ministros da UE discutem concessão de proteção temporária a deslocados da Ucrânia
Os ministros do Interior dos países da União Europeia (UE) iniciaram neste domingo (27) uma reunião de emergência em Bruxelas para organizar o acolhimento de milhares de refugiados da Ucrânia e discutir a concessão de uma proteção temporária.
"Temos que ver que status podemos dar a essas pessoas que estão fugindo do território ucraniano em condições extremamente difíceis", declarou ao chegar no encontro o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, cujo país detém a presidência rotativa do Conselho da UE.
Darmanin disse que a prioridade é receber “o melhor possível” estes refugiados na Polônia, e a partir daí estudar como conceder a eles proteção temporária.