Trem descarrila nos EUA e provoca vazamento químico; milhares precisaram sair de casa

O fato aconteceu no último dia 3 de fevereiro

Um trem descarrilhou próximo à fronteira entre Ohio e Pensilvânia, nos Estados Unidos, e causou um grande derramamento de cloreto de vinil e um incêndio na região. A causa do descarrilamento ainda está sob investigação.

O fato aconteceu no último dia 3 de fevereiro. Milhares de pessoas que moram entre 1,6 km e 3 quilômetros do local da explosão foram evacuadas devido aos riscos à saúde causados pela fumaça, mas já puderam retornar às suas casas. Escolas também tiveram de ser fechadas por precaução.

Foram 50 vagões descarrilhados, incluindo dez que transportavam o cloreto. A substância ainda foi liberada no ar por cinco dos carros antes que os bombeiros chegassem e conseguissem conter os produtos químicos tóxicos e inflamáveis.

Afetou outros estados

A situação afetou outros estados do continente norte-americano. Na Virgínia Ocidental, por exemplo, uma concessionária de água teve de aprimorar seu processo de tratamento como precaução pela nuvem tóxica vinda de Ohio.

A concessionária informou, porém, que não houve nenhuma alteração na água bruta na captação do rio Ohio.

O que é cloreto de vinil?

O cloreto de vinil é um gás incolor utilizado em uma variedade de produtos plásticos e materiais de embalagem. Quando queimado, pode criar fosgênio, uma substância altamente tóxica utilizada como arma química na Primeira Guerra Mundial.