SpaceX e Nasa lançam foguete para resgatar astronautas presos no espaço

Espaçonave deve retornar à Terra no fim de fevereiro

A SpaceX e a Nasa lançaram, neste sábado (28), o foguete que irá resgatar dois astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) desde 5 de junho deste ano. O lançamento ocorreu em Cabo Canaveral, na Flórida, no Estados Unidos.

Os pilotos de teste Suni Williams e Butch Wilmore deveriam ficar na ISS apenas oito dias, mas, por problemas nos propulsores e vazamentos de hélio na cápsula Starliner, eles tiveram que ficar no local por mais tempo, e nave voltou vazia à Terra em setembro. Ambos realizaram o primeiro voo tripulado da Starliner, da Boeing. As informações são do g1.

Neste sábado, a cápsula Crew Dragon, como é chamado o foguete da SpaceX e da Nasa, decolou em direção a ISS com dois lugares vagos para poder resgatar os pilotos. A nave ficará acoplada à estação espacial até o fim de fevereiro de 2025, quando deverá voltar trazendo os dois.

No Crew Dragon, duas pessoas participam da missão de resgate: Nick Hague, da agência espacial americana, e o cosmonauta Aleksandre Gorbunov, da agência russa Roscosmos.

A cápsula Crew Dragon decolou em direção à órbita com dois lugares vagos para buscar os pilotos de teste Suni Williams e Butch Wilmore. A dupla foi enviada à ISS em 5 de junho, no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing.