O rei Charles III está com uma forma de câncer, conforme anunciou o Palácio de Buckingham nesta segunda-feira (5). O comunicado, publicado nas redes sociais, informou que um "outro problema foi identificado" depois que ele foi submetido a uma cirurgia de próstata no mês passado. O tipo de câncer ainda não foi revelado.
De acordo com a nota, Charles já começou o tratamento e adiou os compromissos no Palácio por recomendação dos médicos. Os exames realizados revelaram “uma forma de câncer”, diz o comunicado.
Segundo informações da BBC, apesar de ficar afastado das funções públicas, espera-se que o monarca continue recebendo as "caixas vermelhas" que contêm documentos do governo a serem revisados. Ele também deve "tratar de negócios do Estado e da papelada oficial", incluindo o encontro semanal com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Já a rainha Camilla deverá seguir com sua agenda de compromissos normalmente, disse o porta-voz.
Veja publicação
"O Rei está grato à sua equipa médica pela rápida intervenção, que foi possível graças ao seu recente procedimento hospitalar. Ele permanece totalmente positivo sobre o seu tratamento e espera regressar ao serviço público o mais rapidamente possível", afirma trecho da publicação.
A nota diz ainda que Charles optou por partilhar o seu diagnóstico para "evitar especulações" e "na esperança de que possa ajudar a compreensão pública do que é ser afetado pelo câncer".
O anúncio ocorre apenas oito dias depois de ele ter recebido alta do hospital após um “procedimento corretivo” para um aumento da próstata. "Durante o recente procedimento hospitalar do Rei para o aumento benigno da próstata, foi notado um outro problema', informa a declaração.