Depois de apresentar vômitos e dores abdominais por mais de 20 dias, um homem de 26 anos deu entrada num pronto-socorro de Nova Delhi, na Índia, onde os médicos descobriram que ele havia engolido 39 moedas e 37 ímãs. O motivo? Acreditava que o zinco dos materiais poderia aumentar seus ganhos na musculação. As informações são do jornal O Globo.
O paciente não teve o nome divulgado publicamente. Após a avaliação, os profissionais do Hospital Sir Ganga Ram decidiram realizar um procedimento cirúrgico. As radiografias preparatórias revelaram grandes coágulos metálicos se formando nos intestinos do jovem.
Os cirurgiões perceberam que os ímãs e as moedas se agruparam em duas “alças” no intestino delgado. A força magnética pela proximidade criou uma trava que levou a uma erosão ao longo da parede intestinal.
Metal pode ser tóxico
A cirurgia de urgência foi realizada para a remoção dos metais. Os médicos conseguiram abrir os intestinos e retirar todas as moedas e ímãs. Parte dos metais também foi encontrada no estômago e removida da mesma forma.
O paciente passou sete dias internado para se recuperar antes de ter alta. Segundo o hospital, o jovem também recebe tratamento para uma condição psiquiátrica, que não foi divulgada.
Embora ele, em tese, acreditasse que as moedas lhe trariam um aumento nos índices de zinco, os especialistas alertam que o consumo de uma quantidade tão grande do metal pode ser tóxico. Em casos mais graves, a toxicidade pode levar à morte.