Governo da Venezuela distribui bonecos de Maduro como super-herói no Natal

Personagens fazem alusão ao presidente venezuelano e à primeira-dama

Para comemorar o Natal, o Governo da Venezuela distribuiu mais de 13 milhões de brinquedos para crianças atingidas pelas tempestades. O fato curioso era a presença, entre os itens, do "Super Bigode" e da "Super Cilita", bonecos que fazem alusão ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e à primeira-dama, Cilia Flores.

A vice-presidente, Delcy Rodríguez, compartilhou a entrega dos presentes nas redes sociais.

“Neste Natal, quase 13 milhões de brinquedos estão sendo entregues pelo governo bolivariano para nossas crianças. Mais um gesto de profundo amor do presidente Nicolás Maduro para com o nosso povo”, escreveu Delcy.

ORIGEM DOS BONECOS

A ideia de representar o presidente como super-herói surgiu para sustentar o discurso do regime, após o presidente do Equador, Lenin Moreno, acusar Maduro de estar por trás de protestos sociais contra seu governo. Em resposta, o venezuelano zombou da fala que o apresentava como super-herói.

“Moreno diz que a culpa é minha, que eu mexo os bigodes e derrubo governos, já estou pensando em que outro governo posso derrubar com os bigodes”, disse. E acrescentou: “Não sou o Super-Homem, sou o Super Bigode”.

O desenho começou a ser transmitido em 2019, na televisão estatal venezuelana VTV. O principal vilão da saga é Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, com o centro de comando sendo a Casa Branca. "Com sua mão de ferro", frase que Maduro costumava repetir quando assumiu o poder em 2013, virou o slogan do super-herói.