Explosão em usina hidrelétrica da Enel deixa mortos e desaparecidos na Itália

Não é possível ainda determinar as causas do acidente, de acordo com uma autoridade local

Uma explosão em uma usina hidrelétrica da gigante energética Enel no centro da Itália, na tarde desta terça-feira (9), deixou pelo menos quatro mortos, três feridos e cinco desaparecidos, informou à AFP a Prefeitura de Bolonha.

Segundo o chefe dos bombeiros de Bolonha, Calogero Turturici, entrevistado pela televisão local, não é possível determinar de imediato as causas do acidente.

O local onde ocorreu a explosão está parcialmente inundado e cheio de fumaça, tornando-o inacessível no momento, acrescentou.

Em comunicado, a Enel indicou que o incêndio atingiu uma das duas unidades da central de Bargi, na localidade de Camugnano. A barragem "não foi danificada e está segura", acrescentou a empresa.

A produção elétrica foi interrompida, mas não houve impacto nos fornecimentos locais ou nacionais, esclareceu.

A Enel destacou que continuava "a operar aplicando todas as medidas de segurança necessárias, de acordo com os procedimentos internos, para garantir a evacuação de seu pessoal".

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, escreveu nas redes sociais que estava acompanhando "a terrível notícia da explosão".

"Seguimos com preocupação a evolução deste assunto", reagiu por sua vez o vice-primeiro-ministro, Antonio Tajani, na rede social X.