O Papa Francisco deve comparecer à Vigília Pascal neste sábado (30), mesmo após ter cancelado a participação na Via Sacra por motivos de saúde, na sexta (29), de acordo com o Vaticano. Na agenda do líder religioso também está a Missa de Páscoa no domingo (31) pela manhã.
O cancelamento da procissão da Sexta-Feira Santa foi feito de última hora, depois do boletim diário da Igreja Católica confirmar a presença de Francisco. A vigília na Basílica de São Pedro é um dos momentos mais tradicionais para a data. As informações são do portal g1.
A celebração começa às 19h30 e segue por cerca de duas horas em comemoração à ressurreição de Jesus Cristo. Na ocasião, é feito o batismo de oito adultos. Contudo, o Vaticano informou que Francisco deixaria de ir "para preservar a sua saúde".
O Papa acompanhou o evento, que acontece no Coliseu de Roma, de forma remota. A procissão que reconstitui a morte de Cristo e os católicos passam ao redor da antiga arena romana, orando e meditando.
Ausência e saúde de Francisco
Essa não é a primeira vez que o pontífice se ausenta da celebração: em 2023, o Papa não participou da Via Sacra porque estava em recuperação após internação hospitalar devido à bronquite.
Os episódios evidenciam a fragilidade da saúde do Papa Francisco, de 87 anos, que precisa de bengala ou cadeira de rodas para se locomover por causa de um problema no joelho e enfrenta constantes adoecimentos por bronquite e gripe.
Apesar disso, Francisco esteve em um ritual que acontece antes da Páscoa e lavou os pés de 12 mulheres detidas em uma prisão de Roma, na última quinta-feira (28).