Acidente provocado propositadamente por piloto foi suspeita inicial sobre voo da Malaysia Airlines

A busca marítima, a mais importante da história, foi interrompida em janeiro de 2017. As causas do desaparecimento foram objeto de especulações desde o início

Escrito por AFP ,
Legenda: O desastre ocorrido em março de 2014 é considerado o maior mistério da aviação civil moderna
Foto: AFP

O ex-primeiro-ministro australiano Tony Abbott afirmou que autoridades malaias suspeitaram, em um primeiro momento, que o piloto do voo MH370 da Malaysia Airlines teria provocado deliberadamente a catástrofe aérea há quase seis anos com um suicídio. 

Em 8 de março de 2014, o Boeing 777 da companhia aérea, que decolou de Kuala Lumpur com destino a Pequim com 239 passageiros a bordo, despareceu misteriosamente. Nenhum rastro da aeronave foi encontrado na zona de busca de 120.000 quilômetros quadrados explorada no sul do Oceano Índico.

A busca marítima, a mais importante da história, foi interrompida em janeiro de 2017. As causas do desaparecimento foram objeto de especulações desde o início. Este é considerado o maior mistério da aviação civil moderna. 

Em um documentário exibido pelo canal Sky News, Abbott afirma que nos primeiros dias após o desaparecimento ele recebeu a informação de que a Malásia suspeitava que o comandante havia derrubado o avião de maneira deliberada.

"Entendi claramente que altos funcionários do governo malaio pensaram no início que havia sido um assassinato-suicídio do piloto", disse. "Não vou dizer quem disse o que para quem", completou.

A família e os amigos do piloto, Zaharie Ahmad Shah, sempre negaram a hipótese. Muitos parentes de vítimas acusaram a companhia aérea de e o governo da Malásia de ocultar informações sobre a tragédia. As autoridades malaias negam.