Bebê mamute congelado há mais de 30 mil anos é encontrado no Canadá

Fóssil foi localizado por mineradores em um campo de ouro no território de Yukon

Mineradores descobriram na última semana, no Canadá, um filhote de mamute lanoso mumificado, classificado como o mais completo da América do Norte. Ele foi identificado em um campo de ouro no território de Yukon. As informações são da CNN

Segundo disse o governo de Yukon e a Primeira Nação de Tr’ondek Hwech’in, os trabalhadores encontraram o animal congelado e “quase completo” enquanto escavavam a região.

Informações iniciais indicam se tratar de uma fêmea, e os geólogos acreditam que o animal morreu e foi congelado há mais de 30 mil anos. A mamute tem o mesmo tamanho de outro filhote, de 42 mil anos de idade, descoberto na Sibéria em 2007. 

Fóssil foi batizado de “Nun cho ga”

O fóssil descoberto ganhou o nome dos anciãos de Tr’ondek Hwech’in de “Nun cho ga”. Na língua Han, o nome significa grande bebê animal.

“Como paleontólogo da era do gelo, foi um dos meus sonhos de vida ficar cara a cara com um mamute lanoso real. Esse sonho se tornou realidade hoje”, disse Grant Zazula. “Nun cho ga é linda e um dos mais incríveis animais mumificados da era do gelo já descobertos no mundo. Estou animado para conhecê-la mais".