Lembra daquele provérbio "se você não pode com o inimigo, alia-se a ele"? Essa máxima se encaixa bem com o desembarque da Leapmotor no Brasil, pois marca o contra-ataque estratégico da Stellantis à maciça investida das brands chinesas em nosso território. Ao trazer seu próprio "chinês eletrificado" para nosso mercado, a Stellantis, proprietária0 da Fiat e Jeep, tenta estancar a migração de seus clientes para rivais como BYD e GWM.
O DN Auto passou 10 dias com o C10, um SUV híbrido que se auto recarrega e tem espaço generoso a bordo. Inclusive, o que mais me chamou a atenção foi o interior que, sem dúvida, é um dos maiores trunfos do C10, oferecendo um entre-eixos de 2,82 metros.
O acabamento surpreende pelo uso de materiais "soft touch", que fogem da rigidez plástica encontrada em alguns rivais da mesma faixa de preço. Os bancos merecem destaque pela densidade da espuma e conforto. No banco traseiro, o assoalho totalmente plano permite a três adultos viajar com folga, contando ainda com saídas de ar e portas USB.
A tecnologia embarcada é onipresente, com um painel de instrumentos digital compacto e uma central multimídia de 14,6 polegadas que controla praticamente todas as funções do carro. Há mimos como "modos de relaxamento", que reproduzem sons da natureza e luzes ambientes personalizáveis, refletindo o hábito chinês de utilizar o veículo como um refúgio pessoal para descanso.
O pacote de equipamentos é generoso, trazendo um sistema ADAS (assistência ao condutor) de nível avançado que inclui câmeras 360 graus de altíssima definição, reconhecimento facial para monitorar a atenção do motorista e sete airbags. Traz, ainda, alertas de colisão, de ponto cego e de tráfego cruzado, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de trânsito, entre outros itens.
A central multimídia é o coração do veículo, processando informações de forma fluida, e não achei a interface complexa. Há quem critique a presença de muitas funções simples, como o ajuste do facho dos faróis ou a configuração do modo de condução, que exigem navegação profunda, o que pode distrair o motorista durante o trajeto. Bom, acho isso questão de praticidade e, na terceira vez, já estava ficando catedrático.
Ao volante
Dirigindo o veículo, um dos pontos mais prazerosos é acelerar o C10 quando o semáforo abre, pois a sensação é de uma arrancada. Sob o capô, no C10 REEV há um motor 1.5 aspirado que atua apenas como gerador para as baterias de 28,4 kWh, que, por sua vez, alimentam um motor elétrico traseiro de 215 cv e 32,6 kgfm de torque. A autonomia combinada pode chegar a 800 km no consumo habitual, o que é excelente para viagens longas, eliminando a ansiedade de buscar tomadas.
Na verdade, é bom esquecer as acelerações que nos colam ao banco. Não é a filosofia do Leapmotor C10. Este é um carro para quem tem filhos, cães ou simplesmente gosta de viajar. Ao volante, a primeira sensação boa é de largura. É um carro volumoso, mas que se deixa levar com uma facilidade surpreendente em ambiente urbano, graças a uma direção leve — talvez até demais para quem gosta de sentir o asfalto, mas perfeita para manobrar um SUV deste porte.
Sem dúvida, a dirigibilidade é muito boa e sua condução é elogiável com uma suspensão muito bem calibrada para a realidade do solo brasileiro, superando imperfeições com suavidade sem perder a estabilidade em curvas.
Em rodovias estaduais, o C10 não decepciona e ultrapassa outros veículos com segurança até quando a distância é um pouco curta. Mesmo em estrada de piçarra, dá para sentir que a suspensão está claramente afinada para o conforto, absorvendo as irregularidades do piso com uma competência que eu não esperava nesta faixa de preço.
No entanto, convém não ter pressa nas curvas. Se tentarmos uma condução mais "aventureira", o carro inclina-se e os bancos, embora confortáveis e largos, não têm o apoio lateral necessário para nos segurar no sítio. É um SUV que pede calma e que recompensa os passageiros com um silêncio de rolamento acima da média.
Em Fortaleza (CE), o Leapmotor C10 está disponível nas versões Elétrica (BEV) e Ultra-Híbrido (REEV) e conta com cinco opções de cores na concessionária.