A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute em audiência pública, nesta sexta-feira (18), as propostas de novas imagens e mensagens de advertências sanitárias para as embalagens de cigarro.
Ao todo, sete novas imagens serão apresentadas no encontro, que acontece na sede do órgão em Brasília. As propostas de imagens também estão disponíveis no site da Anvisa.
"As advertências precisam ser atualizadas de forma recorrente para garantir a manutenção da eficácia de comunicar ao público os principais danos à saúde causados pelo consumo dos derivados do tabaco", detalha o órgão.
A audiência pública tem por objetivo apresentar as imagens e mensagens de advertências sanitárias que se encontram na parte posterior das embalagens dos produtos e nos expositores que se encontram nos pontos de venda.
Estudo de avaliação
Ainda conforme a agência, a proposta de mudança "busca atualizar o layout e a distribuição dos elementos nas embalagens dos produtos fumígenos".
Para chegar até a proposta atual, a Anvisa realizou um estudo de avaliação das atuais advertências e criou um grupo técnico composto por especialistas, visando realizar o levantamento e a análise de requisitos técnicos para o desenvolvimento do novo conjunto de advertências.