Pagode clandestino no Cambeba gera aglomeração e desrespeita as regras de distanciamento

Evento foi encerrado na noite dessa sexta-feira (14), após abordagem da Polícia Militar

Escrito por Redação , seguranca@svm.com.br
pagode
Legenda: O ‘Pagode no Sigilo’, como o próprio evento se intitula, foi flagrado na Avenida Engenheiro Agrônomo José Guimarães

Mesmo diante da pandemia de Covid-19 no Ceará, aglomerações clandestinas continuam sendo registradas em Fortaleza. Na noite da última sexta-feira (14), um evento no bairro Cambeba, intitulado "Pagode no Sigilo", foi flagrado por uma equipe do Sistema Verdes Mares. Na mesma noite, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) encerrou a atividade.

O evento irregular, divulgado pelas redes sociais durante a semana, acontecia no mesmo local onde funciona um lava-jato, na Avenida Engenheiro Agrônomo José Guimarães. No Instagram, em perfil aberto com mais de 800 seguidores, a organização da festa realizou a primeira publicação no dia 25 de julho, e seguiu atualizando o perfil até a noite de sexta. Nos comentários, os seguidores perguntavam onde seria o local da aglomeração. 

> Moradores registram aglomeração em posto de combustível no bairro Cajazeiras; vídeo

A reportagem chegou ao espaço por volta das 22h. Já na entrada do evento, após questionar sobre a possibilidade de participar, uma das pessoas no local foi informada de que o estabelecimento estava lotado. Ainda assim, em argumentação na portaria, o passe foi liberado rapidamente.

Antes das 23h, uma equipe da PMCE compareceu ao ‘Pagode no Sigilo’ para encerrar o evento e dispersar os participantes. De acordo com o tenente Dummar Thomeny, um equipamento de som foi apreendido e algumas pessoas foram conduzidas à delegacia próxima após se recusarem a sair do evento.

Decreto

Todos os tipos de evento com grande concentração de pessoas continuam proibidos no Ceará. Segundo decreto do Governo do Estado, renovado no dia 14 de agosto, Fortaleza continua na fase 4 de reabertura das atividades econômicas, e a necessidade de manutenção do isolamento social permanece. No documento, as diretrizes estabelecem que é dever geral a utilização de máscaras por todos os habitantes do Ceará, e os eventos, espaços de propagação da doença, seguem sob proibição. 

Até o início da manhã deste sábado, 197.293 casos de Covid-19 foram confirmados no Ceará e 8.127 pessoas morreram pela doença. No total, 577.866 confirmações foram realizadas após testes para detecção do vírus e 267.024 pessoas já se recuperaram. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados