Missa do Vaqueiro em Pacatuba termina com confusão generalizada e três ficam feridos

Conforme a Prefeitura, duas pessoas tiveram fraturas e outra sofreu uma perfuração.

Escrito por Italo Cosme italo.cosme@svm.com.br
31 de Agosto de 2026 - 10:21 (Atualizado às 11:35)
capa da noticia
Legenda: Não há informação oficial sobre a motivação do confusão
Foto: Reprodução

A festa da 5ª edição da Missa do Vaqueiro terminou com uma briga generalizada no início da noite deste domingo (30), em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo a Prefeitura de Pacatuba, três pessoas feridas deram entrada no Hospital Municipal. Duas tiveram fraturas e outra sofreu uma perfuração. Não houve registro de pessoas baleadas.

Dois feridos foram transferidos, em quadro estável, para o Hospital ABEMP (Associação Beneficente Médica de Pajuçara/Hospital Dionísio Lapa), em Maracanaú, também na Grande Fortaleza. O terceiro recebeu alta após atendimento.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma pancadaria entre participantes do evento. Internautas também reclamaram da falta de segurança no local.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apura as circunstâncias de uma ocorrência com pessoas lesionadas registrada, na noite desse domingo (30), no município de Pacatuba.

A pasta reforça que, na ocasião, pessoas foram feridas durante uma briga generalizada em um evento festivo e encaminhadas a uma unidade de saúde. "Oitivas e diligências estão em andamento para esclarecer a dinâmica dos fatos. A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Pacatuba é a unidade responsável pela investigação do caso", apontou.

O Diário do Nordeste procurou a organização do evento, que enviou uma nota por aplicativo de mensagens, mas apagou o conteúdo em seguida. 

A reportagem aguarda posicionamento para atualização na matéria. 

A Prefeitura de Pacatuba informou que não emitirá nota oficial sobre o ocorrido. Segundo o Município, o evento era privado, realizado em espaço particular, sem organização ou controle da Prefeitura.

“A Prefeitura também esclarece que não tem conhecimento das circunstâncias ou motivações que teriam provocado a briga generalizada registrada ao fim da cavalgada e, por isso, não dispõe de informações oficiais sobre o caso.”

Missa do Vaqueiro

A 5ª edição da Missa do Vaqueiro começou pela manhã, no Portal do Turismo, na entrada de Pacatuba, e percorreu algumas ruas do Centro.

A programação incluiu a bênção dos vaqueiros em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Depois, os participantes seguiram para a localidade do Quiobal, onde  aconteciam as apresentações de bandas de forró.

A confusão ocorreu no fim das comemorações.

 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Edição do Dia