Membros de facção criminosa são alvo de operação da Polícia Civil em 30 municípios do Ceará

Durante a “Operação Aditum II”, 312 policiais civis vão cumprir mais de 163 mandados de prisão e quase 100 de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Fortaleza e Região Metropolitana

Escrito por Redação ,
Legenda: Os mais de 300 policiais vão cumprir os mandados em diversos pontos do Ceará, distribuídos em 100 viaturas
Foto: Divulgação/PCCE

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) cumpriu 95 mandados de prisão, nesta quinta-feira (12), durante a “Operação Aditum II” (que em latim significa acesso). No total, foram expedidos 163 mandados de prisão e quase 100 de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa no Estado. Dos 96 mandados, 62 foram cumpridos contra presidiários.  

A ofensiva, realizada em 30 municípios cearenses, incluindo Fortaleza e Região Metropolitana da Capital, é resultado de investigações da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) sobre a atuação de integrantes recém-ingressos no grupo criminoso.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, o objetivo desta segunda fase da operação é responsabilizar todos os participantes dos ataques criminosos registrados em janeiro de 2019 no Estado. 

"É uma importante operação resultado dessa investigação que se iniciou com aquelas ações criminosas praticadas em janeiro do ano passado. E com todo o material apreendido, análise dos dados, dos interrogatórios realizados, a gente fez a primeira fase em março (do ano passado) e agora uma outra fase", diz.

"Naquela época (janeiro de 2019), a gente sempre afirmava e reafirmava a nossa confiança na Polícia Civil e que essa confiança mostraria pra sociedade que todos os envolvidos naqueles ataques, naquelas ações criminosas seriam responsabilizados. É o que está acontecendo aqui em mais uma etapa", acrescenta o secretário da Segurança Pública.

A ação conta com a participação de 312 policiais civis dos departamentos Técnico Operacional (DTO), de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), da Capital (DPJC), da Região Metropolitana (DPJM), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Recuperação de Ativos (DRA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Toda a equipe envolvida na ofensiva estará dividida em cem viaturas. 

Primeira fase

primeira fase da “Operação Aditum II” foi realizada no início da manhã do dia 21 de março do ano passado e, após pouco mais de dois meses de investigação, cumpriu 46 mandados de prisão em 15 municípios do Ceará. Todos os alvos das diligências eram recentes filiados à facção criminosa.

"O nosso recado é esse: não tentem ingressar em facção criminosa porque a Polícia Civil do Estado do Ceará vai prender todos aqueles que insistirem, persistirem nessa prática criminosa", finaliza Rattacaso. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados