A Receita Federal apreendeu, na manhã desta sexta-feira (5), 12 toneladas de mercadorias falsas no Centro de Fortaleza durante a Operação Sombreiro. A ação buscou combater a comercialização de itens falsificados e contrabandeados na Capital.
A ação teve a participação de 10 servidores da Receita e contou, ainda, com apoio da equipe do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), o qual garantiu a segurança das diligências por meio da preservação do perímetro do local.
A operação fiscalizou cinco lojas com o intuito de combater a falsificação de marcas, averiguando produtos como blusas, bolsas, bonés, carteiras e tênis.
A Receita Federal destaca que a comercialização de itens falsificados e frutos de contrabando, além de sonegar impostos, viola os direitos autorais de marcas, o que desestimula o investimento de empreendedores legítimos no País. A prática também lesa comerciantes, importadores e produtores que seguem as normais legais, e prejudica direitos dos consumidores, os quais adquirem itens que não atendem aos requisitos de segurança predeterminados.