Presídios têm visitas retomadas neste sábado no Ceará 

Visitas estavam suspensas desde os ataques criminosos de janeiro deste ano

As unidades prisionais do Ceará que estavam com as visitas proibidas liberaram o acesso de familiares dos detentos neste fim de semana. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) na manhã deste sábado (16). A entrada dos parentes dos presos estava suspensa desde o início da onda de ataques criminosos em janeiro deste ano.

De acordo com a SAP, todos os presídios onde havia a suspensão já estão com as visitas normalizadas. São eles: 

  • Unidade Penitenciária Francisco Adalberto de Barros Leal (antigo presídio do Carrapicho), em Caucaia
  • Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itaitinga
  • Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga
  • Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga
  • Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, em Itaitinga

Entretanto, durante esta manhã deste sábado, a reportagem do Sistema Verdes Mares visitou os complexos de Itaitinga e observou que apenas três unidades prisionais estavam recebendo as visitas: IPPOO II, CPPL I e CPPL III. 

Ainda em janeiro o secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque,divulgou que todas as regalias foram retiradas dos detentos como: televisores, rádio, celulares e eletricidade nas celas. "Estamos reorganizando o sistema." afirmou.

Regras para entrar

Mesmo permitidas, as visitas de familiares devem agora cumprir as regras estipuladas pela SAP e publicadas no Diário Oficial do Estado no dia 22 de janeiro. A norma regulamenta desde quais alimentos podem entrar, até o tipo de vestimenta considerado adequado. 

O regulamento também determina que o horário de visitas será das 8h às 13h e só será permitida a permanência de visitantes cadastrados no sistema. O material levado aos detentos deve ser entregue em sacos plásticos e recipientes transparentes, contendo a identificação, pavilhão, ala e cela do detento.