Polícia Militar nega orientação a PMs sobre vestimenta

Recomendação falsa ganhou força nas redes sociais após semana marcada por ataques contra policiais

Após uma semana marcada pela tensão acirrada entre as forças de segurança do Ceará e a criminalidade com pelo menos quatro policiais sendo alvo de ataques, começou a circular em redes sociais uma suposta recomendação do Comando Geral da Polícia Militar do Estado para que os PMs se vestissem à paisana quando fossem entrar ou sair de serviço. O boato, entretanto, foi desmentido.

"A Polícia Militar do Ceará esclarece que não há nenhuma orientação de comandantes aos policiais militares no sentido de quando entrarem ou saírem de serviço que o façam usando paisano. Este é apenas mais um boato espalhado a fim de causar polêmicas", assegurou em nota.

A falsa orientação ganhou força em meio a um cenário no qual criminosos e policiais protagonizam uma verdadeira dinâmica de "tiro ao alvo". Na última quinta-feira (24), três policiais militares foram executados enquanto almoçavam no bairro Vila Manoel Sátiro.

Seis homens foram presos - um deles apontado  como mandante e os outros supeitos de executarem o crime. Um outro homem morreu durante confronto com policiais.  Dois dos presos também são suspeitos de matar outro PM.

Menos de 24 horas após o sepultamento dos três policiais militares, um cabo do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR) foi sequestrado por quatro homens e torturado durante cerca de quatro horas. Ele conseguiu fugir, mas foi atingido por dois tiros. O estado dele é estável.

Mortes violentas

Em 2018 até agora, oito policiais foram mortos violentamente no Estado. De janeiro a julho de 2017, foram 17 PMs assassinados. Durante todo o ano passado, foram 27 homens da Polícia Militar mortos de forma violenta.