PF prende quatro pessoas por extração ilegal de areia no interior do Ceará

A Polícia Federal prendeu 4 homens em flagrante delito por extração ilegal de areia, na tarde desta sexta-feira (28), no interior do Estado do Ceará, em área localizada às margens do Rio Curu, entre os municípios de Paraipaba e Paracuru.

De acordo com as investigações, há cerca de duas semanas o grupo realizava a degradação ambiental sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM. O grupo utilizava duas retroescavadeiras e dois caminhões para a extração e transporte da areia.

Dois dos presos trabalhavam para uma empresa especializada em material de construção e os outros dois para um empresário do ramo de confecções.

Policiais federais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico da PF foram informados pelos presos que, por dia, eram extraídos cerca de 60 carradas de areia de 12 metros cúbicos, totalizando a retirada de 800 carradas, sem a devida licença ambiental, no período de duas semanas.

Apreensão

Os bens utilizados para a extração ilegal foram apreendidos. Os presos responderão pelos crimes de extração de recursos minerais por usurpação do patrimônio da União.

Os quatro homens encontram-se presos na carceragem da Superintendência Regional da Policia Federal, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.