Integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foram presos no Ceará, na manhã desta terça-feira (28), em uma operação coordenada nacionalmente. Pelo menos 8 mandados de prisão foram expedidos no Estado. A segunda fase da Operação Flashback ocorre ainda em outras 10 unidades da federação e cumpre ainda ordens judiciais de busca e apreensão.
A operação tem como objetivo desarticular a organização criminosa, que tem base no Mato Grosso do Sul, realizando prisões e buscas em vários endereços e fazendo ainda a coleta de material genético dos suspeitos, como forma de auxiliar na elucidação de crimes violentos. Segundo a polícia, o grupo é investigado pela prática de vários crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubo.
Em Sobral, na região Norte do Ceará, foram expedidos pelo menos cinco mandados de prisão. Em Santana do Acaraú, outros três. Pelo menos quatro pessoas foram presas, até a publicação desta matéria. A operação é realizada em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Ceará (MPCE).
"É de uma granda valia para a sociedade retirar esse pessoal [do convívio social]. Têm pessoas q foram presas recentemente com armas, presas por homicídios. Todos eles já respondiam [por crimes na Justiça] e estão sendo presos por determinação judicial", avalia o tenente Francisco Edisio Moura.
Operação é coordenada nacionalmente
Do total, 82% das diligências da Operação Flashback II estão sendo realizadas no Nordeste, com 179 mandados expedidos.
Também foram alvo da operação alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Além do Ceará, a operação acontece em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Piauí.
Ao todo, devem ser cumpridos 212 mandados de busca e apreensão, e de prisão, distribuídos em 71 municípios, localizados nas quatro regiões brasileiras.
A Operação Flashback II mobiliza uma Força-Tarefa articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, integrando órgãos Federais e diversos órgãos estaduais.