Parte da cobertura de dois postos de combustível foi arrancada, telhas de casas foram derrubadas e a fiação elétrica foi atingida durante as chuvas com ventania que ocorreram nas cidades de Jaguaribe e Ipueiras, no interior do Estado, nesta quarta-feira (13). Em Tianguá, as chuvas foram acompanhadas de relâmpagos e raios.
No município de Jaguaribe, dois postos de combustíveis localizados no quilômetro 305 da rodovia BR-116 tiveram parte das coberturas arrancadas pelos ventos fortes durante a chuva.
Um vídeo gravado por um funcionário de um dos estabelecimentos mostra quando partes da proteção do teto das coberturas caem devido à intensidade dos ventos. As imagens foram compartilhadas na rede social do posto.
Em Ipueiras, telhas de casas foram derrubadas e a fiação elétrica dos postes foi atingida pela ventania. Imagens registrada pela moradora Cláudia Lima mostra telhas voando e faíscas saindo da fiação dos postes.
Conforme Cláudia, a chuva começou por volta das 17 horas, durou cerca de 10 minutos e causou estragos em vários pontos da cidade. A Polícia Civil afirma que durante a chuva uma árvore caiu.
Na cidade de Tianguá a chuva foi acompanhada de relâmpagos e raios. O momento que os fenômenos ocorrem foi registrado por uma moradora.
Balanço
Choveu em pelo menos 60 cidades do Ceará no período de 7 horas de quarta-feira até as 7 horas desta quinta-feira (14), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Confira os maiores volumes aqui.
Segundo a Funceme, as maiores rajadas de vento registradas nas últimas 24 horas ocorreram nas cidades de Sobral (43,56 km/h), Jaguaruana (42,84 km/h) e Morada Nova (39,6 km/h).
Previsão
A previsão da Funceme para esta quinta-feira (14) é de áreas de instabilidade sobre o Estado, trazendo chuva para todas as macrorregiões. As precipitações serão de caráter passageiro, em pontos isolados e com intensidade entre fraca a moderada.
Conforme a Funceme, as áreas de instabilidade são formadas em decorrência da atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), colaborando para chuvas, que deverão acontecer no decorrer da madrugada e manhã.
Já no período da tarde e da noite, a tendência é de apenas nebulosidade variável.