O Ceará registra, até esta quinta-feira (6), 18 açudes sangrando (com 100% da capacidade), conforme monitoramento do Portal Hidrológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Dentre os 21 reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza, dois estão com a capacidade máxima: o Germinal, em Palmácia, e o Tijuquinha, em Baturité. O açude Gavião, na Pacatuba, está com volume alto, apresentando 93,28% da capacidade.
Veja lista de açudes com 100% da capacidade
- Acaraú Mirim
- Angicos
- Barragem do Batalhão
- Caldeirões
- Faé
- Gameleira
- Germinal
- Itaúna
- Jatobá
- Quandú
- Quincoé
- São Pedro Timbaúba
- São Vicente
- Tijuquinha
- Trapiá III
- Tucunduba
- Ubaldinho
- Valério
Açudes no Ceará
Ainda segundo a plataforma da Funceme, outros 27 reservatórios estão com volumes acima de 90% no Estado. Há, ainda, 25 açudes no volume morto, entre zero e 10% de capacidade atingida.
O site indica que o Ceará tem, ao todo, 28,5% da capacidade de armazenamento até esta quinta. A região com maior percentual é a de Coreaú, com 92% de acúmulo. Já a RMF tem 52,7%.
No mesmo período do ano passado, o Ceará registrava 38 açudes sangrando, enquanto 16 estavam no volume morto. Àquela altura, o Estado tinha 34,2% dos reservatórios com água armazenada.