A Macrorregião de Saúde do Cariri cearense não entrará em lockdown contra o avanço da Covid-19. Decisão foi tomada nesta terça-feira (9) em reunião virtual de comitê criado pelos prefeitos dos municípios. A maioria foi contra a adoção do isolamento social rígido. Região é composta por 29 municípios.
Técnicos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participaram da reunião e alertaram aos gestores dos riscos de não adesão à medida. Eles argumentaram que com a rapidez de transmissão do novo coronavírus nesta segunda onda, a rede de assistência pode colapsar.
Os prefeitos que se posicionaram contrários afirmaram que são a favor de "medidas rígidas", mas sem fechamento de atividades não essenciais. O prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, foi um dos que votaram contra o lockdown. Zé Ailton Brasil, chefe do Executivo de Crato e Guilherme Saraiva, de Barbalha, votaram a favor.
O comitê foi criado após reunião entre os prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, onde foram definidas as ações coletivas.
A medida está sendo adotada por municípios do Ceará após recomendação do governador Camilo Santana, devido ao agravamento da pandemia e esgotamento do sistema de saúde. Decreto estadual recomenda a determinação até o dia 18 de março.
Como os municípios votaram
Contra
- Iguatu
- Nova Olinda
- Jardim
- Várzea Alegre
- Missão Velha
- Santana do Cariri
- Icó
- Juazeiro do Norte
- Aurora
- Jati
- Campo Sales
- Lavras da Mangabeira
- Cedro
- Tarrafas
- Granjeiro
- Caririaçu
- Farias Brito
A favor
- Brejo Santo
- Crato
- Milagres
- Barbalha
- Penaforte
- Mombaça
- Barro
- Mauriti
- Altaneira
Covid-19 no Cariri
A situação da Covid-19 na macrorregião do Cariri é grave e pode ser vista na ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do território. Conforme dados do IntegraSUS, atualizados às 18h04 desta terça-feira (9), 93.4% das UTIs para adultos na região estão ocupadas.
No quadro geral, a taxa de UTIs ocupadas está em 85,59%. A ocupação de enfermarias é 55,6%. Três unidades de saúde estão com unidades intensivas 100% ocupadas.
Segunda onda no Ceará
O cenário de internações no Ceará também está em agravamento. O Estado está com ocupação de UTI adulto em 93.82% e taxa geral de 90,18%, com enfermarias em 77%.