Barbalha. Um dos carregadores do pau da bandeira morreu ao ter sua cabeça esmagada, na noite de ontem, por volta das 18 horas, pouco antes do mastro de Santo Antônio, de Barbalha, chegar defronte à Matriz, onde foi erguido. O tronco de angico de três toneladas, ao ser largado no chão, atingiu a cabeça de um dos organizadores do cortejo, Cícero Ricardo, 39. A vítima era conhecida por 'Careca'. Ele residia no Alto da Alegria, onde o corpo será velado hoje.
>Festa reúne fé e tradição cultural em Barbalha
O cortejo começou quase meio-dia deste domingo, no sítio Roncador, e Cícero seguia desde o começo da organização do trajeto, de seis quilômetros. Ele foi socorrido às pressas para o Hospital Santo Antônio, no Município, mas já estava sem vida ao chegar no local. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) em Juazeiro do Norte, para ser necropsiado.
Segundo o capitão do pau da bandeira, Rildo Teles, Cícero era um dos mais experientes carregadores e sempre teve o maior cuidado com o grupo. A vítima trabalhava de porteiro do Hospital São Vicente, no Município, e era muito querido por todos os que compõem a equipe. Há 15 anos, ele seguia a tradição. Ontem, mesmo após o acidente, o cortejo prosseguiu.
Conforme Rildo, Cícero tinha o respeito de todos. Há 13 anos à frente do carregamento, Rildo afirma que sempre procura ter o maior cuidado com o grupo, principalmente no quesito segurança. Durante este período, disse que não ocorreram acidentes graves. O fato aconteceu praticamente no fim do cortejo, já na rua da Matriz.
Elizângela Santos
Colaboradora