Motivada pela oportunidade de falar sobre quem considera ser seu herói, Samilly Pontes escolheu expressar sua admiração pelas "Marias", em referência às mulheres. Por meio de uma carta, a estudante de 15 anos escreveu sobre como é inspirada por mulheres, ali pertinho em Farias Brito, no Cariri, e no mundo. O texto da jovem foi premiado na 48ª Edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, sendo destaque entre os estudantes cearenses.
Ao saudar todas as "Marias", ressaltando a importância delas para a sua existência, Samilly destaca a força feminina ao superar as dificuldades do cotidiano. "Defendem nosso mundo todos os dias, constantemente estão em luta a qual não tem um fim, mas sim um recomeço", reflete logo no início do texto. A estudante conta que teve a ideia de fazer a carta através de suas observações do dia a dia das mulheres e do que vê na mídia. "Marias faz referência a todas as mulheres", destaca.
Samilly está no 1º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Getúlio Vargas, em Farias Brito. Lá, ela soube da realização do concurso e logo teve vontade de participar. A estudante diz que fez três versões do texto até chegar à enviada para a disputa.
Eu gosto de escrever. A escrita está presente em minha vida. De expressar minha opinião e debater assuntos que acontecem na sociedade.
A coordenadora escolar, Maria Helena, lembra que um grande desafio da Escola Getúlio Vargas está na escrita e que iniciativas como a do concurso contribuem para incentivar os estudantes à produção textual. "Fazer com que os alunos produzam textos coerentes, coesos. A carta é uma tipologia bastante interessante, todo mundo se comunica através de WhatsApp e deixa esse tipo textual para lá", analisa.
Da premiação, surgiu a ideia de criar um projeto na escola para debater questões importantes para o universo feminino através de pesquisas de campo, bibliográfica, rodas de conversa, fotografias e gráficos. Maria Helena diz que a escola possui uma forte relação com a comunidade e que o projeto nasce para valorizar "as Marias que fizeram História e as Marias anônimas como as lavadoras de roupas".
Sobre o desempenho de Samilly, reforça que é uma grandiosidade. "Nós estamos começando a colher os frutos de um trabalho pedagógico incessante", conclui.
Concurso
Na Escola Getúlio Vargas, dois textos foram selecionados para concorrer no concurso. Samilly foi destaque no Ceará e recebeu certificado e prêmio em dinheiro. A escola também recebeu uma quantia para desenvolver projetos que impulsionem a aprendizagem. No Brasil, o concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado pelos Correios nas fases escolar, estadual e nacional.