Esqueleto de baleia é desenterrado em Itapipoca

O animal da espécie cachalote será levado para o Museu da Baleia (MUBA), que fará parte do novo Centro de Formação Cultural da Colônia de Pescadores da Praia da Baleia

Na manhã deste sábado (26), na Praia da Baleia, em Itapipoca, uma equipe de biólogos e veterinários iniciam a retirada de um esqueleto de uma baleia fêmea, um cachalote, de 10 metros de comprimento, pesando em torno de 10 toneladas. O animal havia encalhado na praia em 2011 e os pesquisadores enterraram a ossada para preservação.   

No domingo (27) a equipe retorna ao local para a extração do crânio. A carcaça será levada para o novo Centro de Formação Cultural da Colônia de Pescadores da Praia da Baleia onde será feito o processo de osteomontagem do esqueleto. O mesmo fará parte do acervo do Museu da Baleia (MUBA), que fará parte dos equipamentos do novo centro. 

“A nossa intenção é manter a baleia no Muba servindo como ícone representante da Praia da Baleia”, ressalta Paulo Maciel, presidente do Sindicato dos Pescadores. "No início da escavação é usada uma retroescavadeira para tirar os excessos e só depois a equipe utiliza equipamentos menores, para tirar peça por peça", conclui.  

A Praia da Baleia localiza-se no município de Itapipoca, a 180 km de Fortaleza e a origem de seu nome veio justamente da existência de uma ossada de baleia encontrada no local.