Os Sertões de Canindé será a primeira região do Nordeste a implantar um pólo comercial/industrial com frigorífico para o abate de caprinos e ovinos em sistema de consórcio. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Pedro Sisnando Leite, durante o II Seminário de Sensibilização para o Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura, ocorrido em Caridade, numa promoção da Prefeitura local, com apoio da Ematerce e Banco do Nordeste.
Durante a sua explanação, o secretário adiantou que já existem R$ 300 mil garantidos para o início das obras em Canindé, cidade que irá fazer parte do consórcio juntamente com Caridade, Paramoti, Itatira e Madalena, e que terá 10 hectares. O prefeito de Caridade, Júnior Tavares, ressaltou a importância da iniciativa que vai garantir a sustentibilidade do semi-árido nordestino, credenciando a região a sediar uma unidade integrada em sistema de consórcio para melhorar a qualidade dos rebanhos dos criadores e tornar mais competitiva as vendas no comércio, até porque o consumidor terá um produto de alta qualidade.
Em Caridade será criado um núcleo de ovinos e caprinos para dar suporte ao frigorífico industrial, que funcionará em Canindé. ”A iniciativa representa o começo de um novo modelo de gestão, onde se cria novos meios de tecnologia que garantem a organização para o pequeno produtor melhorar a qualidade de seu produto e, consequentemente, e aumentar as vendas e os lucros”, afirma o prefeito.