Ação ambiental promove a soltura de 129 pássaros em Parambu, nos Inhamuns

Os animais estavam no Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas), em Maranguape

Uma ação organiza pelos órgãos de preservação ambiental do Ceará e moradores do município de Parambu, no Sertão dos Inhamuns, rendeu frutos. Após um ciclo de palestras e ações de conscientização, a parceria tornou possível a soltura de 129 pássaros na manhã desta sexta-feira (6). Os animais foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e estavam no Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas), em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. 

Segundo Rômulo George de Sales e Silveira, analista ambiental do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama, a área escolhida para a soltura é importante tanto para o combate ao tráfico de animais como para a manutenção das espécies. “É uma área riquíssima. Nós trabalhamos em duas vertentes, no combate ao tráfico e na conscientização da população local”, explica o representante. “O projeto começou no ano passado com várias oficinas e uma participação fantástica da comunidade”. 

Parambu

Ao longo do ano, oficinas, encontros e seminários foram desenvolvidos nas comunidades, assentamentos e instituições públicas localizadas em Parambu. O objetivo central das ações era refletir sobre a fauna da caatinga e sua importância ecológica e socioambiental na preservação do ecossistema. “Visa promover a reflexão coletiva e construção de ações educativas, de mobilização social no enfrentamento da problemática de captura e tráfico de animais silvestres”, ressalta Rômulo George.

Recinto de Pássaros

Os animais foram transferidos na última segunda-feira (2) e ficaram em um recinto no próprio Município até o momento da soltura. Composto por periquitos e canários, o grupo de pássaros foi acompanhado por técnicos do Ibama. “O mais importante é o significado desse recinto. Ele foi construído pela comunidade com apoio da Prefeitura. A ideia é que isso ocorra em Parambu e em outros municípios do Ceará. É um projeto já exitoso e queremos levar adiante”, comemora.